Dólar tem queda na sexta e fecha a semana com desvalorização

Moeda norte-americana recuou 0,29% nesta sexta, vendida a R$ 1,7140

O dólar comercial recuou nesta sexta-feira (17) e, depois de duas altas e três quedas ao longo da semana, fechou o período com desvalorização.

A moeda norte-americana fechou vendida a R$ 1,7140, queda de 0,29%.

Na semana, a desvalorização foi de 0,73%. No mês, o dólar acumula queda de 1,89%, até o momento, e, no ano, a baixa chega a 8,27%.

No cenário internacional, cresceu a expectativa em relação a um segundo resgate financeiro para a Grécia, a ser aprovado pelos ministros das Finanças da zona do euro na próxima segunda-feira.

A redução do temor de um calote desordenado do país favorece o apetite por risco e tende a enfraquecer o dólar.

O Banco Central Europeu (BCE) estuda permitir que o portfólio de investimentos de títulos gregos das autoridades monetárias da zona do euro fiquem sujeitos à mesma redução de valor que o setor privado assumirá, segundo afirmaram fontes bancárias a Reuters.

Nos EUA, o governo informou que o índice de preços ao consumidor teve alta de 0,2% em janeiro. O indicador mostrou que a inflação continua sob controle, mas uma leitura das pressões inflacionárias subjacentes pode reforçar a cautela do Federal Reserve, que considera mais medidas de estímulo à economia.

Um termômetro da atividade econômica futura dos EUA, divulgado também nesta sexta-feira, atingiu o maior nível em três anos e meio no mês passado.

Fonte: G1