Primeiro ecologicamente correto do Nordeste, o Dunas Shopping já é um sucesso

Primeiro ecologicamente correto do Nordeste, o Dunas Shopping já é um sucesso

O sistema de aproveitamento da energia solar do Dunas Shopping foi desenvolvido pelo Hochheimer Imperatori.

Parnaíba, no litoral piauiense, é a primeira cidade do Nordeste a ter um shopping com características sustentáveis, o Dunas Shopping. Uma das principais propostas do empreendimento, que começa a ser construído em abril, é reduzir o impacto ao meio ambiente.

Pensando nisso, o shopping desenvolveu um projeto arquitetônico que favorece o uso racional de recursos naturais ? luz solar e vento ?, abundantes naquela região. O sistema de aproveitamento da energia solar e ventilação do Dunas Shopping foi desenvolvido pelo escritório de arquitetura paulista Hochheimer Imperatori ? responsável por projetos arquitetônicos de importantes obras em todo o país.

?A cobertura do shopping foi pensada para receber o máximo de iluminação externa e ventilação e o desenho dele produz uma exaustão induzida do ar quente. Os corredores principais têm cobertura translúcida e nosso projeto de paisagismo busca minimizar o calor, para consequentemente diminuir drasticamente o consumo de energia e poluição, minimizando, assim, o impacto ao meio ambiente e os custos para os lojistas, tornando-os muito mais competitivos?, detalha o diretor do Dunas Shopping, Cláudio Pacheco.

O Dunas Shopping é também um dos poucos no país com sistema de resfriamento natural, desenvolvido pela Universidade Federal de Campinas. ?Temos um duto de captação de ar fora do shopping, que passa pelo resfriamento em um sistema de sifão de tanques d?água, que permitem a diminuição de até 6°C da temperatura no interior das lojas.?, destaca Cláudio.

Seguindo um modelo de sucesso no Brasil e no mundo, o Dunas Shopping é um empreendimento onde as lojas são vendidas. ?Você paga por um imóvel que passa a ser seu e que se valoriza a cada dia, aqui você não tem luvas nem aluguel.

No ?Dunas? você é dono do seu próprio negocio?, ressalta Cláudio Pacheco, acrescentando ainda que 80% das 125 lojas já foram vendidas, em apenas 25 dias de pré-venda. Com 125 lojas, o Dunas Shopping ficará situado em uma área privilegiada de Parnaíba ? em frente ao Aeroporto Internacional Prefeito Dr. João Silva e ao lado da faculdade FAP, região onde também será construído o novo terminal rodoviário da cidade.

Cada loja do ?Dunas? dispõe de área de 30 m², além disso, o shopping possui lojas âncoras, praça de alimentação, quiosques, quatro restaurantes, boliche, três cinemas e 600 vagas de estacionamento. Os interessados em reservar sua loja ? ainda com preços promocionais de pré-venda ? devem ligar para a central de reservas, pelos telefones (86) 3233- 2757ou (86) 9427-3721.


Dunas Shopping é o primeiro ecologicamente correto do Nordeste

Dunas Shopping é o primeiro ecologicamente correto do Nordeste

Fonte: Jadson Osório