Em crise, vendas no comércio têm queda de 0,8% em maio, diz IBGE

Essa queda é resultado da desaceleração da indústria, quadro em que até as projeções de PIB vêm caindo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As vendas no comércio varejista brasileiro voltaram a cair, registrando recuo de 0,8% em maio, na comparação com o mês anterior, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quarta-feira (11). Essa é a maior queda desde novembro de 2008, quando havia sido registrado recuo de 1,3%.

"Essa queda é resultado da desaceleração da indústria, quadro em que até as projeções de PIB vêm caindo", afirmou Reinaldo Pereira, gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No ano, o indicador tem alta de 9% e, em 12 meses, de 7,3%. Na comparação com maio do ano passado, o varejo cresceu 8,2%.

Em maio, a receita nominal não registrou variação, após mostrar resultados positivos por dois meses seguidos na comparação com abril. Já em relação a maio de 2011, a variação foi de 10,8%. No ano, a receita acumula alta de 11,9% e , em 12 meses, de 11,4%.

Na comparação mensal, das oito atividades pesquisadas pelo IBGE, três registraram quedas: outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,2%), combustíveis e lubrificantes (-0,8%) e móveis e eletrodomésticos (-3,1%). Entre as altas estão os ramos de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,5%), livros, jornais, revistas e papelaria (1,6%). As outras duas atividades, que com as anteriores formam o varejo ampliado, mostraram alta de 1,5% para veículos e motos, partes e peças e de -11,3% para material de construção.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES