Encontro debate estratégias para desenvolvimento da indústria

Encontro com membros da AIP discutiu a situação atual da indústria

A Associação Industrial do Piauí (AIP) realizou, na tarde da última terça-feira (17), encontro com membros da associação para discutir sobre a situação atual da indústria no estado. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, José Icemar Lavor Neri, o Nerinho, participou da reunião, onde apresentou soluções para a retomada do crescimento industrial.

Em sua fala, o secretário fez uma abordagem sobre o atual cenário, destacando o precário fornecimento da energia elétrica, como uma das dificuldades encontradas pelas indústrias. Para superar os desafios dessa situação, o gestor da Sedet apresentou uma agenda estratégica para o desenvolvimento industrial, estruturada em cinco eixos: Inovação, Comércio Exterior, Atração de Investimentos, Infraestrutura e Financiamentos.

Para o eixo de Inovação, Nerinho sugeriu a integração da academia com a indústria e a criação do Conselho de Inovação Tecnológica do Piauí (Coitep). Construir o Porto Seco e obter a concessão da Receita Federal foram os destaques para o Eixo de Comércio Exterior. Para o setor de Infraestrutura, a proposta foi a estruturação ou privatização da Eletrobras, a exemplo da Coelce (CE) e Cemar (MA). Por fim, no Eixo de Financiamentos, Nerinho detalhou a composição da operação de U$ 330 milhões com o BID, voltada para fortalecer o Comércio Exterior.

Estiveram presentes no encontro o presidente da Comissão Técnica de Assessoramento (Cotac) do Conselho de Desenvolvimento Industrial do Piauí, Philippe Salha; o diretor-presidente da companhia Porto PI, Ted Barros; o diretor de Pesquisa da Sedet, Tiago Ribeiro e o Assessor Técnico da Sedet, Raimundo Castro.

Fonte: Com informações do Portal do Governo