SEÇÕES

Enfermeiras do HUT são selecionadas para treinamento no Japão

O treinamento será para fortalecimento da Saúde Materno Infantil

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Duas enfermeiras da pediatria do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) foram selecionadas para participar de um treinamento em Saúde Materno Infantil pelo Programa de Co-criação de Conhecimentos (com foco em grupo e Região) da JICA (Japan Internacional Cooperativa Agency) na ilha de Okinawa, Japão. Helida Lessa e Iolanda Camilo foram duas das três profissionais de saúde selecionadas para participar do Programa em todo Brasil.

De acordo com Iolanda o treinamento será voltado para o fortalecimento da Saúde Materno Infantil mediante atividades de saúde pública. Serão 46 dias de treinamento intensivo, de 28 de setembro a 12 de novembro. “As aulas serão ministradas em português e serão voltadas para as problemáticas de saúde de acordo com a realidade de cada lugar. A mortalidade infantil no Japão é quase zero. Vamos vivenciar na prática essa experiência e trazer para o HUT o que há de melhor”, explicou.

Debates, apresentação de relatórios e visitas aos locais de prática serão algumas das atividades vivenciadas pelas enfermeiras. Segundo Helida, essa nova experiência irá contribuir muito para enriquecer as práticas em saúde do HUT. “Vamos apresentar um Plano de Ação para compartilhar com todos do HUT os novos conhecimentos adquiridos nesse treinamento. A ideia é multiplicar e transformar nosso conhecimento em resultado positivo para nossa saúde”, destacou.

Ofertado por meio de um acordo bilateral entre os governos do Brasil e Japão o curso é, totalmente, custeado pela JICA. O objetivo principal é melhorar a saúde materno infantil de países em desenvolvimento para transformar a realidade de cada região.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos