Entenda os 4 anteprojetos elaborados para regulamentar a reforma tributária

A novidade do governo federal é o quarto anteprojeto, dedicado ao “processo administrativo fiscal” do IBS e da CBS

Lula e Fernando Haddad | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os esforços para a implementação da reforma tributária sobre o consumo liderada pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seguem avançando positivamente. Os grupos encarregados da regulamentação planejam apresentar quatro anteprojetos, um a mais do que inicialmente previsto, visando abordar de maneira mais abrangente as mudanças propostas.

O primeiro anteprojeto continua sendo a Lei Geral do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), sob a competência de Estados e municípios, e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), de competência do governo federal. O segundo anteprojeto aborda o Comitê Gestor do IBS, enquanto o terceiro trata do Imposto Seletivo, focado em produtos prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente. Esses três textos mantêm os temas presentes na proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma, aprovada em 2023.

A novidade do quarto projeto

A novidade é o quarto anteprojeto, dedicado ao "processo administrativo fiscal" do IBS e da CBS. Este texto específico abordará as regras aplicadas ao contencioso administrativo dos tributos envolvidos nas mudanças. A criação desse anteprojeto é considerada uma decisão técnica, visto que é comum tratar do processo administrativo fiscal em dispositivos legais distintos daqueles que instituem e regulamentam os tributos.

O prazo para apresentação dos anteprojetos está mantido entre o fim de março e o início de abril. Vale ressaltar que esse debate técnico representa apenas a primeira etapa da regulamentação da reforma, e a decisão sobre a apresentação de vários projetos ou a unificação dos temas ainda será tomada em um contexto político mais amplo.

O Programa de Assessoramento Técnico à Implementação da Reforma da Tributação sobre o Consumo (PAT-RTC), criado em janeiro, é responsável pela elaboração dos textos. Com 19 grupos técnicos temáticos, o PAT-RTC enfrenta cerca de 71 questões pendentes de regulamentação, abordando temas que vão desde a Zona Franca de Manaus até a cesta básica e o 'cashback'. O governo federal tem até 18 de junho para apresentar os projetos finais, demonstrando o comprometimento com a efetivação de uma reforma tributária abrangente e equitativa.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES