Especialistas indicam a hora certa para gastar o 13º salário; confira

Os especialistas recomendam, que se reserve uma parte do abono natalino para as contas do início de ano

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A primeira parcela do 13º salário será paga nesta sexta-feira, sem descontos. Segundo economistas, para quem não tem dívidas a pagar, o fim de ano é um bom momento para trocar de carro. Segundo a professora dos cursos de Varejo e Marketing da Fundação Getulio Vargas (FGV), Rita Martins, a hora é boa para ir às concessionárias, porque as lojas querem esvaziar os estoques dos modelos 2012, e a queda do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) vai até 31 de dezembro.

Para o consultor de varejo Marco Quintarelli, janeiro e fevereiro são os meses ideais para comprar material de construção e itens para decorar a casa. Os preços podem cair de 20% a 30%. Então, é melhor guardar o abono.

Os especialistas recomendam, no entanto, que se reserve uma parte do abono natalino para as contas do início de ano, como IPTU e IPVA. O ideal é pagá-las à vista para ganhar o desconto.

? Guardar dinheiro, nesse caso, nem pensar. Os empréstimos, hoje, têm juros de 5% a 25% ao mês. E a poupança rende apenas 0,45% ? disse o coordenador de Gestão Financeira do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada (IBTA), Estevão Alexandre.

A enfermeira Aline Mazzei, de 33 anos, vai quitar as dívidas.

? O dinheiro do 13 já está todo compremetido. Vou conseguir quitar todas as minhas dívidas com o abono. Os presentes de Natal vou comprar com o cartão de crédito, parcelar e ir pagando daqui para frente ? diz.

Saiba quando usar o dinheiro:

Eletro - A compra pode ser feita agora, mas, antes, pesquise. Se encontrar algum produto 30% ou 35% mais em conta numa loja, aproveite. Depois do Natal, o comércio realiza saldões, mas há o risco de não se encontrar o produto desejado, alerta Quintarelli.

Roupas - Deixe para comprá-las após o Natal, quando todas as lojas começam a liquidar o estoque de verão. As promoções se intensificam depois do dia 15 de janeiro.

Material escolar - Guarde o dinheiro e deixe para comprar em janeiro. Mas, antes, pesquise muito em papelarias e hipermercados, que estão disputando os clientes.

Tributos - É bom guardar dinheiro para pagar à vista IPVA e IPTU, já que muitas prefeituras e o Detran-RJ dão descontos para quem quitar impostos logo, de uma só vez.

Quitação de dívidas - Os especialistas alertam: não guarde dinheiro se tem dívidas para quitar. Use o 13 para pagar o débito total ou até parcialmente.

Descontos - Empréstimos que foram adquiridos com juros muito altos podem ter uma redução de cerca de 10% nas taxas quando renegociados. Mas, em alguns casos, os descontos podem chegar a 30%. Isso, entretanto, varia conforme o tempo da dívida.

Renegociação - Evite quitar dívidas pelo telefone ou pela internet. Prefira ir à instituição bancária para garantir bons abatimentos nos juros e obter comprovantes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES