Falar durante o sono pode ser um distúrbio; veja tratamento

Evite bebidas alcoólicas e refeições pesadas antes de dormir.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É comum emitirmos inconscientemente alguns sons ou palavras enquanto dormirmos. Mas se você faz isso frequentemente e chega até a conversar com alguém ou acordar o parceiro por isso, é provável que você sofra de sonilóquio. É assim que a medicina identifica o ato de falar durante o sono sem perceber.

Segundo a Fundação Nacional Americana do Sono, a gravidade e a necessidade de tratamento depende da intensidade do distúrbio. Muitos casos são genéticos, mas fatores externos podem estimular ou ainda desencadeá-lo, como ingestão de álcool, falta de sono, febre, ansiedade, stress, depressão ou outras doenças mentais e físicas. Por isso, evite bebidas alcoólicas e refeições pesadas antes de dormir, respeite suas horas de sono e tente encontrar uma atividade que diminua o stress e a ansiedade do dia a dia.

É uma boa ideia para ver um especialista do sono, se o seu falar do sono ocorre de repente, quando adulto, ou se se trata de medo intenso, gritos, ou ações violentas. Você também pode considerar consultar um médico se a vibração inconsciente está a interferir com o seu sono ou a de seus companheiros de quarto. Se você acha que seu filho tem problemas de sono, faça uma consulta com o pediatra.

Um especialista do sono irá perguntar-lhe quanto tempo você está falando em seu sono. Você vai ter que perguntar ao seu parceiro de cama, companheiro de quarto e até mesmo seus pais esta pergunta. Tenha em mente, você pode ter começado a falar durante o sono na infância.

Não há testes necessários para diagnosticar o falar dormindo. No entanto, o médico pode pedir exames, como um estudo do sono ou gravação do sono (polissonografia), se tiver sinais de um outro distúrbio do sono.

Raramente falar dormindo requer tratamento. No entanto, a fala durante o sono pode ser o resultado de uma outra desordem de sono mais grave ou condição médica, que pode ser tratada. Converse com seu médico sobre as opções de tratamento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES