“Finalmente, o BC fez o L”, comemora líder do governo com a queda da Selic

A diminuição de 0,5% da taxa básica de juros colheu elogios até de parlamentares da oposição

Governo comemora | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O líder governista no Congresso Nacional, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), expressou sua satisfação com a diminuição de 0,5 ponto percentual na taxa Selic, um movimento que contou com a participação ativa do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto.

Observadores políticos destacam que essa decisão contribui para um ambiente mais positivo entre a esfera econômica e a política, resultando em uma atenuação das tensões nas relações entre BC, Planalto e Congresso.

Leia Mais

"Finalmente, o Banco Central se alinha com a melhoria dos indicadores econômicos do país. Como é necessário tanto criticar quanto elogiar, devo agradecer ao presidente Campos Neto. Sua futura visita ao Senado ocorrerá em um ambiente mais favorável, graças a essa redução de 0,5%, ao invés de um corte de apenas 0,25%", declarou.

Ao ser indagado se a queda na taxa se deve a fatores econômicos ou pressões políticas, Randolfe não diminuiu o papel do presidente Lula no processo.

"Foi uma combinação das duas forças. O presidente da República foi o primeiro a colocar em pauta essa questão," afirmou.

O presidente da entidade monetária prestará esclarecimentos ao Senado em uma audiência marcada para o dia 10.

"Isso cria um ambiente mais amigável para a visita do presidente Campos Neto ao Senado. Contribui para suavizar as relações entre o Banco Central, o Senado e o governo, permitindo que nos concentremos na recuperação econômica. Essa decisão atende às expectativas. Esperamos que a tendência de redução da taxa Selic possa continuar," declarou Efraim Filho (PB), líder do partido União Brasil.

Renan Calheiros (MDB-AL), líder da maioria, ressalta a relevância das próximas quedas na taxa.

"Quanto mais resistência ele oferecesse à redução das taxas de juros, mais complicada se tornaria sua situação aqui no Senado. O importante é a tendência que estamos observando para o futuro," ressaltou.

Até parlamentares da oposição teceram elogios à instituição financeira.

"O Banco Central conduziu uma aterrissagem segura para a economia. Hoje, o Brasil comemora", declarou Tereza Cristina (MS), líder do partido PP.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES