Frota de carros do Brasil está cada vez mais jovem

Frota de carros do Brasil está cada vez mais jovem

Idade média dos veículos é de 8 anos e 10 meses, menor do que a dos que rodam nos EUA

A frota brasileira de automóveis está mais jovem. A idade média dos veículos em circulação no país atingiu 8 anos e 10 meses, já é mais baixa que a da frota americana e chega perto da idade de países europeus como Alemanha e França, além da Coreia.

Pela primeira vez, ficou abaixo da faixa dos nove anos mantida há dez anos. Os brasileiros adquiriram mais carros novos e os modelos velhinhos, acima de 20 anos, estão indo para a sucata, como mostra a pesquisa do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores).

Dos quase 30 milhões de veículos da frota atual, 28% têm até três anos de uso. Em 2000, eram 20%. Já a participação dos modelos com mais de 20 anos de fabricação caiu de 9% para 4,4%.

O mercado aquecido principalmente a partir de 2007, quando as vendas ultrapassaram 2 milhões de unidades, tem permitido a renovação da frota nacional. De 2000 a 2008, a idade média dos veículos no Brasil ficou na casa dos 9 anos, com variação apenas em meses.

O processo de renovação é lento. Para sair da marca de 9 anos e 5 meses de 2007 e chegar aos 8 anos e 10 meses de 2009, os brasileiros adquiriram 8,3 milhões de modelos zero quilômetro.

Desse volume, 3,1 milhões foram comprados apenas no ano passado, com a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e a facilidade de crédito.

Fonte: R7, www.r7.com