SEÇÕES

Governo do PI investe R$ 2,5mi e qualifica mais de 2.500 servidores

De 2015 a 2017, 2.550 pessoas foram capacitadas em várias áreas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aperfeiçoar o trabalho realizado pelos servidores públicos e ampliar as suas possibilidades. É esse o objetivo do Governo do Piauí, que, por meio da Escola de Governo (Egepi), em parceria com instituições públicas e privadas, oferta diversos cursos de qualificação aos profissionais que prestam serviços ao Estado. De 2015 a 2017, cerca de 2.550 pessoas foram capacitadas nas mais variadas áreas, que vão de gestão pública a administração, informática, línguas, dentre outras.

Nas atividades de formação, podem ser encontrados cursos básicos e de aperfeiçoamento, além de workshops, palestras e seminários. Dentre os cursos básicos, estão o de informática, relações interpessoais, oratória, ambientação no serviço público e redação oficial. “A orientação é de que todos os servidores participem desses cursos, pois são exigências elementares do mercado de trabalho”, atentou a diretora da Escola de Governo, Janaína Mapurunga.

O Curso de Informática é um dos mais procurados pelos servidores. Além do básico, o governo também oferta o nível avançado. “Esse curso é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, o Senac, e sempre dispõe de muitas vagas. Quando uma turma termina a capacitação, outra é imediatamente aberta para poder suprir a demanda. Apenas neste ano teremos 10 turmas”, pontua a gestora da Egepi.

Os cursos de aperfeiçoamento são para os servidores que atuam na área de gestão, tais como diretores, gerentes e coordenadores. Dentre as oportunidades, estão a de termo de referência para licitações públicas, contabilidade pública, gestão de contratos e convênios, elaboração de projetos e gestão de pessoas. As opções serão ainda mais amplas a partir do segundo semestre de 2017, quando a Escola de Governo terá a capacidade de ofertar mais de 60 cursos.

Para Luiz Maia, aluno do curso de Relações Interpessoais, o aprendizado vai além dos termos técnicos. “Dentro do ambiente de capacitação era notável o quanto tínhamos que melhorar o relacionamento profissional para desenvolvimento da função e, assim, melhorar a capacidade de se colocar no lugar do outro, aprender a escutar e repassar as informações para terceiros com presteza e desenvolver a capacidade de administrar as situações em crises. O curso mostrou-me que paciência e persistência sempre devem andar de mãos dadas”, afirma o servidor.

Há ainda os cursos de especialização, como gestão pública, gestão de pessoas, controladoria e auditoria aplicadas ao setor público e medicina veterinária.

“Trabalho diretamente com a área de licitações, contratos e execução orçamentária e os conhecimentos advindos do curso me possibilitaram implantar no meu ambiente de trabalho rotinas e procedimentos que primam pela transparência e respeito para a eficiente aplicação dos recursos públicos. Iniciativas como estas são essenciais para a melhoria da qualidade dos serviços ofertados e garantia da satisfação social”, aponta Marciano Machado, aluno do Curso de Especialização em Controladoria e Auditoria no Setor Público – UespiI/Egepi.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos