Governo prevê uma queda nos preços de etanol no país

Governo prevê uma queda nos preços de etanol no país

Edison Lobão, ministro de Minas e Energia, fala em queda imediata de preços

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que a partir desta segunda-feira (9) o preço dos combustíveis nos postos de abastecimento vai cair. A gasolina e o etanol apresentaram aumentos substanciais nas últimas semanas por causa das instabilidades no mercado internacional e também pela redução da oferta de álcool anidro na entressafra da cana-de-açúcar.

"A partir de hoje [segunda] poderemos perceber nitidamente a redução do preço do etanol na bomba", disse o ministro ao participar de uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados. "O governo tomou as medidas necessárias, mas precisamos entender que esse é um mercado livre. Precisamos agora elevar drasticamente a produção para que, com o excesso de oferta, se possa ter a redução dos preços", acrescentou Lobão.

O ministro reforçou que a Agência Nacional de Petróleo (ANP) passará a ter a responsabilidade de cuidar, também, do etanol. E admitiu que em alguns Estados há cartel nos postos de gasolina. "Nitidamente está havendo cartel. Pedi que a ANP fosse ao Cade [Conselho Administrativo de Defesa Econômica] para que esse descalabro fosse resolvido", afirmou.

O ministro disse que, a partir de agora, as punições para os donos de postos que formam cartéis na cobrança dos combustíveis serão rigorosas. Pode haver cobrança de multa e até o fechamento do posto.

Fonte: g1, www.g1.com.br