Governo quer tirar trabalhadores da informalidade

Lei já garante férias, estabilidade no emprego na gravidez e folga nos feriados

Trabalhadores informal | Arquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil tem cerca de 6,3 milhões trabalhadores domésticos. Pelo menos 4,1 milhões deles trabalham sem a proteção da Previdência Social, na informalidade e sem carteira assinada, de acordo com dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), de 2008.

Para melhorar a realidade apresentada com os dados da PNAD, o Ministério da Previdência Social estabeleceu como prioridade o aumento da cobertura previdenciária dos domésticos.

Para o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, a formalização dos domésticos é fundamental porque protege esse trabalhador, como ocorre com qualquer outra categoria profissional.

- A proteção social oferecida pela Previdência evita transtornos em casos de doença e acidentes, além de garantir outros benefícios essenciais, como o pagamento do salário maternidade, que permite a esse grupo de mulheres acompanharem seus filhos nos primeiros meses de vida.

O ministro afirma que o governo tem especial preocupação em garantir que os domésticos tenham a devida proteção social.

Gabas destacou, entre as ações já adotadas pelo governo para incentivar a formalização dessa parcela dos trabalhadores, a uma lei de julho de 2006, que, segundo ele, ?visa incentivar o registro dos trabalhadores domésticos e a inscrição no INSS?.

Essa lei permite o desconto no IR (Imposto de Renda da Pessoa Física) da parcela patronal da contribuição previdenciária, além de reconhecer o direito a férias de 30 dias, estabilidade no emprego desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto, folga nos feriados civis e religiosos.

A legislação também proíbe descontos referentes à moradia, alimentação e produtos de higiene pessoal, utilizados no local de trabalho.

O recolhimento das contribuições à Previdência garante aos domésticos o acesso a benefícios como aposentadoria e auxílio-doença, além do salário-maternidade. Os dependentes também são beneficiados com auxílio-reclusão e pensão por morte.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), do universo de trabalhadores domésticos das residências brasileiras, 5,6 milhões são mulheres.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES