IBGE: Com consumo cada vez menor, indústria aprofunda queda

A queda de 2,9% da indústria em abril na comparação com o mesmo mês de 2011 foi a oitava taxa negativa consecutiva.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diante de fatores como menor consumo doméstico e estoques elevados, a indústria aprofundou seu ritmo de queda nos primeiros quatro meses deste ano, quando registrou uma perda de 2,8%. No último quadrimestre de 2011, a redução havia sido de 1,8%, segundo o IBGE.

Para André Macedo, gerente da Pesquisa Industrial Mensal, a indústria vive "um momento de menor dinamismo" desde o segundo trimestre do ano passado, mas que se intensificou neste ano.

"Há claramente uma trajetória de declínio da produção interna. É um movimento que se dá de forma bastante disseminada entre os setores."

A queda de 2,9% da indústria em abril na comparação com o mesmo mês de 2011 foi a oitava taxa negativa consecutiva. Dos 27 setores pesquisados, 13 tiveram retração.

Os motivos das perdas mais intensas neste ano, diz, são o menor ritmo do consumo interno provocado pela inadimplência crescente, forte concorrência com importados e redução das exportações por conta da desaceleração do mercado externo diante da crise. A recente alta do dólar, afirma, não rebateu positivamente ainda na indústria.

Além disso, diz, muitos setores acumularam estoques ecessivos, o que impede uma retomada da indústria. É o caso de automóveis, cuja produção caiu 14,9% no acumulado deste ano até abril na comparação com o mesmo período de 2011.

Os estoques de veículos estão 16% superiores neste ano, segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automores). A pressão do setor levou o governo a reduzir o IPI para automóveis.

Macedo disse, porém, que não houve tempo ainda de a pesquisa capturar o efeito do incentivo fiscal, que, em outros momentos, ajudou a impulsionar a produção de automóveis. Já o corte de IPI para eletrodomésticos da linha branca, definido no fim de 2011, já surtiu efeito: a fabricação destes bens cresceu 9% de janeiro a abril em relação ao mesmo período de 2012.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES