Inadimplência de empresas: maior queda em 10 anos

Levantamento é da Serasa Experian, divulgado nesta terça-feira.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A inadimplência das empresas brasileiras em outubro, na comparação com setembro, caiu 3,4% - percentual mais baixo verificado na comparação entre os dois meses desde 2000, quando teve início o levantamento da Serasa Experian. O estudo foi divulgado nesta terça-feira (30).

Nas variações anual e acumulada, o indicador também registrou recuo. Em outubro, na comparação com o mesmo período de 2009, a diminuição foi de 3,8%. No acumulado do ano, até outubro, em relação a igual período de 2009, a queda foi de 6,2%, a maior para a relação entre os dez primeiros meses desde 2004.

Em relação ao porte, a inadimplência das micro e pequenas empresas recuou 3,1% em relação a setembro e 3,7% na comparação anual. Entre as médias, a diminuição em outubro, sobre setembro, foi de 3,4%. Na comparação anual, a baixa foi de 9,3%. Já quanto as grandes empresas, o decréscimo foi de 13,6% na comparação mensal, e de 3,2%, na anual.

Tipos de dívida

Os protestos, que tiveram queda de 4,7% em outubro, em relação a setembro, exerceram a maior contribuição para o indicador, de 1,9%. Os cheques sem fundos caíram 2,5%, contribuindo para a queda de 0,9% do indicador. As dívidas feitas junto a bancos caíram 2,5% no mês, contribuindo com decréscimo de 0,6% na inadimplência das empresas.

Por que caiu?

Os economistas atribuem a queda ao "bom momento da atividade econômica". "Depois do menor desempenho do consumo e da produção no 3º trimestre, em razão da política monetária restritiva, a reação esperada para a economia no último trimestre de 2010 traz expectativas positivas para as finanças empresariais no período", disse, por meio de nota.

A inadimplência das empresas deverá fechar este ano com variação negativa em relação a 2009, ano que registrou elevado indicador (18,8%), como conseqüência da crise e da menor oferta de crédito, segundo aponta a Serasa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES