Japão estuda investimentos em infraestrutura em regiões do Piauí

Cônsul-geral do Japão em Belém se interessou em investir no PI.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias recebeu, na quinta-feira (13), no Palácio de Karnak, o cônsul-geral do Japão em Belém, Masahiko Kobayashi. A visita de cortesia provocada pelo consulado, se configurou numa oportunidade para apresentação do Piauí ao país asiático. O diplomata e o chefe do poder executivo estadual pontuaram possíveis parcerias nas áreas de educação, esporte e cultura. Mas a principal área de interesse comum entre as duas partes é infraestrutura. Dias lembrou da participação da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) em estudos voltados para o desenvolvimento do Piauí e consultou o diplomata sobre possibilidades de financiamento.

“Porto, ferrovia, rodovias, mas também a hidrovia do Parnaíba, foi a Jica que fez os estudos e agora estamos precisando de recursos financeiros para consolidar essa região”, destacou o governador.

Kobayashi demonstrou interesse especial pelo porto de Luís Correia, uma alternativa mais rápida para exportação e importação de produtos brasileiros. A partir do Piauí, o percurso até o canal do Panamá é mais curto, comparando com outros portos brasileiros, dura três dias. O diplomata também se comprometeu em estudar alternativas de financiamento para o escoamento de grãos e sugeriu uma agenda com empresários japoneses.

“Reuniremos empresários japoneses em São Paulo para o Piauí mostrar suas potencialidades. É nossa intenção fortalecer as relações bilaterais entre Japão e Piauí”, declarou Kobayashi.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES