Jovens empreendedores criam empresas virtuais em Teresina

Jovens empreendedores criam empresas virtuais em Teresina

Em Teresina, jovens empreendedores estão lançando mão dos blogs e das redes sociais para criar suas empresas virtuais e divulgar seus produtos

O mercado virtual e as redes sociais se destacam cada vez mais no Piauí como uma rentável ferramenta para divulgar e vender produtos e fazer ações promocionais. Hoje é mais barato e vantajoso abrir uma loja virtual nessa plataforma onde tudo se faz através da rede. Não é preciso um ponto comercial físico e evita gasto com aluguel e com encargos trabalhistas. A loja virtual funciona 24 horas por dia, nos 365 dias por ano.

Estas vantagens só estimulam a expansão das lojas virtuais, uma vez que as redes sociais possibilitam a criação de páginas personalizadas e cheias de atrativos. Além disso, é uma ferramenta de grande visibilidade a custo quase zero para as empresas.

Com base nos atrativos, a jovem empreendedora Ramayanne Soares, 25 anos, há cinco meses resolveu, junto com duas amigas, montar uma loja virtual em Teresina para vender produtos diversos e acessórios de moda. A loja tem uma página no Facebook onde posta todos os produtos e estabelece uma relação de amizade com suas clientes. A escolha do face ocorreu pelo fato de ser uma vitrine ampla com investimento zero.

?Na verdade, nossa intenção é também montar uma loja física, mas ela será em casa mesmo e servirá como um apoio para a loja virtual. Nossas clientes e público-alvo são jovens de todas as idades e que vivem conectadas. Por isso, o Facebook é a nossa principal vitrine e forma de comercialização?, destaca animada com as vendas.

Quem também resolveu investir em um negócio na web foi a jovem Roberta Soares, há dois 2 anos ela decidiu vender suas bijuterias através de um blog e do Face. ?Foi por acaso que criei o blog, e acabei recebendo alguns pedidos, comentários e sempre as pessoas perguntavam se as peças estavam à venda, se tinha loja. Assim, comecei e identifiquei que existia mercado e aí fui aprimorando?, explica Roberta.

A empresária ainda fala das vantagens e desvantagens do negócio na web. ?Vantagens: Ampliação das vendas; satisfação pessoal de ver minhas peças circulando pelo mundo. Já a desvantagem, com certeza, é a dificuldade da entrega, ocasionando, muitas vezes, o aumento do preço do produto?.

Segredo do sucesso é o bom relacionamento

Apesar de alguns problemas com a entrega do produto a empreendedora Roberta Soares reconhece que foi através da web que hoje vai conseguir realizar o grande sonho da própria loja física.

?Minha loja está em andamento e agora em dezembro inauguro o espaço. A cidade onde vou montar meu negócio real é a cidade onde meus acessórios tornaram-se mais conhecidos. A divulgação pela internet tem sido fundamental e foi através dela que hoje posso comemorar a quase inauguração da minha loja?. Segundo Cândido Gomes Neto, publicitário e especialista em marketing, o bom relacionamento com o público é o principal fator para realizar vendas, independente de ser online ou não.

?O Facebook é um estilo de rede social receptivo. Cabe ao lojista selecionar a melhor forma de manter contato com seus clientes?, explica. O especialista ainda acrescenta que, ?ter as atualizações da loja compartilhadas, curtidas e até indicadas para outros amigos são ótimas formas de aproximação. É comum muitas empresas usarem o microblog para lançar produtos, antes mesmo da sua inauguração oficial?, afirma.

Fonte: Djalma Batista e Ivana Machado