Mantega indicará Graça Foster para comandar Petrobras

Mantega indicará Graça Foster para comandar Petrobras

Proposta deverá ser apreciada em reunião do conselho em 9 de fevereiro

A Petrobras, por meio de comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), informou nesta segunda-feira (23) que o presidente do Conselho de Administração da companhia, Guido Mantega, indicará a atual Diretora de Gás e Energia, Maria das Graças Silva Foster, para presidir a estatal, em substituição a José Sergio Gabrielli.

O nome de Graça Foster, como a executiva é conhecida, deverá ser apreciado pelos membros do conselho, em reunião que acontece no próximo dia 9 de fevereiro.

Na chegada ao Ministério da Fazenda nesta segunda, o ministro Mantega não quis comentar a indicação, e afirmou apenas que "o fato relevante é bastante explicativo".

Segundo a Petrobras, Graça Foster, ex-presidente da Petroquisa e da Petrobras Distribuidora, "está à frente da área de Gás e Energia da Petrobras desde setembro de 2007, quando se tornou a primeira mulher a assumir uma diretoria da companhia".

Em 2010, o jornal inglês "Financial Times" apontou Graça Foster como uma das 50 executivas mais poderosas do mundo. A executiva também teve o nome cogitado, naquele ano, para assumir um ministério no governo de Dilma Rousseff.

Entre 2003 e 2006, Graça Foster foi secretária de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, então comandado pela presidente Dilma Rousseff. (Veja perfil da executiva no vídeo ao lado).

Leia a íntegra da nota:

"Esclarecimento sobre Noticias: Alteração na Diretoria Executiva

Rio de Janeiro, 23 de janeiro de 2012 ? Petróleo Brasileiro S.A. ? Petrobras esclarece sobre notícias divulgadas na imprensa acerca de possíveis alterações na Diretoria Executiva.

A Companhia informa que o Conselho de Administração é o órgão responsável pela eleição de seu presidente. O Presidente do Conselho de Administração da Petrobrás, Sr. Guido Mantega, já manifestou que vai encaminhar como proposta a ser apreciada na próxima reunião do mesmo, a se realizar dia 9 de fevereiro próximo, a indicação da atual Diretora de Gás e Energia, Maria das Graças Silva Foster, para presidir a Petrobras.

Uma vez o assunto em questão seja aprovado pelo Conselho, a Companhia dará ampla

divulgação do fato."

Fonte: G1