Ministério do Turismo investe R$ 1 mi na Rota das Emoções e incluindo Piauí

O objetivo é diagnosticar o nível de desenvolvimento da região e formular propostas sobre como o turismo pode ajudar a melhorar as condições de vida

O Ministério do Turismo vai destinar R$ 1 milhão para criar um plano de desenvolvimento para o turismo da Rota das Emoções, um roteiro que inclui os estados do Ceará, Maranhão e Piauí - e destinos consagrados como Jericoacoara, Lençóis Maranhenses e o Delta das Américas. O recurso é proveniente do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

?O estudo vai ajudar o governo federal, estados e municípios a investirem seus recursos de forma precisa nos municípios da região, de acordo com a necessidade de cada um. Nossa aposta é que o turismo leve mais desenvolvimento a uma região repleta de belezas naturais?, afirmou o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

O plano será executado pelo Consórcio Espanhol THR,T4 e Aciona Ingieneria e incluirá informações como gastos e permanência média do turista, a capacidade dos estabelecimentos para receber os visitantes, empregos gerados e o mercado turístico atual da Rota das Emoções. O plano de desenvolvimento também inclui a apresentação de novos produtos e ações para desenvolver o turismo no local. O prazo para a entrega do trabalho é setembro de 2014.

A rota é composta por 14 municípios, entre eles, Camocim (CE), Jijoca de Jericoacoara (CE), Parnaíba (PI), Barreirinhas (MA) e existe desde 2005. A rota das emoções é constituída por uma área de 10 mil km2, com população de 495 mil habitantes A rota inclui roteiros no rio Preguiças (MA), dunas e lagoas de água doce, o delta do Parnaíba (terceiro maior delta do mundo) e belas praias, além do parque Nacional de Jericoacoara com suas dunas. A mistura de paisagens é o que mais impressiona o turista, que pode completar a rota em diversos meios de transporte como em veículos 4x4 e lanchas rápidas.

Fonte: Jornal Meio Norte