Ministro da Fazenda tem previsão de crescimento moderado até dezembro

Ministro da Fazenda tem previsão de crescimento moderado até dezembro

Mantega prevê crescimento moderado até o fim do ano

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avaliou, ao comentar o crescimento do PIB de 1,5% no segundo trimestre, conforme divulgou o IBGE nesta sexta-feira, 30, que o Brasil está na "rota da recuperação econômica". "As medidas que o governo vem tomando nos últimos anos têm resultado positivo", disse, mencionando a redução taxa de juros, de tributos e de custos. Segundo Mantega, tudo isso se traduz em um dinamismo melhor da economia brasileira.

Ele ressaltou que o Brasil está crescendo mesmo no cenário adverso internacional. "Eu estou achando que está havendo uma ligeira melhora no cenário internacional, que vai se firmar mais em 2014", completou. Segundo Mantega, isso implica em crescimento maior do comércio internacional. "Nossa trajetória para 2013 é uma trajetória de crescimento moderado, vamos continuar com esse crescimento moderado até o final do ano. Claro que isso não é uma reta, não é linear", afirmou.

Segundo o ministro, "o que interessa é a trajetória, e a trajetória é ascendente". Ele vê um ano de 2014 "mais promissor", devido a melhorias que podem acontecer no cenário internacional.

Mantega considerou o resultado do PIB bom e destacou que o crescimento "se deu em todas as modalidades". "Esse crescimento anualizado representa 6%", ressaltou Mantega, mencionando os resultados na indústria e nos serviços, onde o destaque veio do comércio. Considerou o crescimento do consumo das famílias "moderado", maior do que o crescimento do 1º trimestre, porém menor em termos históricos. "O melhor resultado do ponto da demanda é do investimento", afirmou. "Também tivemos um bom desempenho das exportações em relação às importações. Isso significa que estamos tendo um crescimento de qualidade no segundo trimestre."

Fonte: Yahoo