Montar negócio em casa exige cuidado, alertam especialistas

A opção de trabalhar em casa com o próprio negócio já é realidade

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A opção de trabalhar em casa com o próprio negócio já é uma realidade para muitos brasileiros. A estratégia é confirmada através de dados divulgados pelo Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Dos 3,5 milhões de microempreendedores individuais (MEI), 48,6% trabalham na própria residência. No entanto, é preciso seguir algumas regras para que o sonho não acabe em pesadelo. Os dados positivos refletem que a casa proporciona comodidade, flexibiliza horários, além de reduzir gastos. Porém, antes de tudo, é preciso planejamento para que os gastos que, no início foram reduzidos, não gerem prejuízos no futuro.

De acordo com Francisco Holanda, Gerente da Unidade de Atendimento Individual e Mercado do Sebrae no Piauí, os interessados em trabalhar em casa devem seguir algumas dicas. “Ele precisa se cercar de informações sobre o produto, o setor, o mercado e a concorrência. Paralelo a isso, é importante se capacitar nas áreas de gestão e empresarial. Juntando as duas coisas ele vai montar um plano de negócio”, afirma.

O Plano de Negócio é um dos principais componentes para abrir um bom negócio, pois ele diminui os riscos de prejuízo e proporciona mais segurança. Segundo o Gerente, a ferramenta deve conter todas as ideias referentes a empresa. “O Plano minimiza possíveis problemas, pois o indivíduo saberá se o negócio é viável ou não”, comenta.

Além disso, os valores de cada empreendimento variam de acordo com o setor. “O próprio negócio vai mostrar quanto vai custar partir do plano de negócios. Varia muita, cada caso é um caso”, explica Holanda

Dicas para montar um negócio no lar

Muitas dúvidas cercam as pessoas que desejam montar um negócio em casa, pois para ter sucesso é necessário seguir algumas regras. Através da internet é possível pesquisar e obter informações sobre o mercado, fornecedores, preço da matéria-prima a ser comercializada e concorrência.

Além disso, como qualquer outro empreendimento, é importante fazer um estudo da região onde vai ter o negócio (casa) e buscar saber se o produto tem aceitação ou não e se os fornecedores das matérias primas vão realmente suprir a necessidade individual.

Francisco Holanda, gerente de unidade do Sebrae, explica que, antes de tudo, o interesse deve seguir dois lados. “É preciso identificar a atividade que a pessoa gosta, tanto pessoalmente quanto profissionalmente. A partir dai, terá que procurar entender como a atividade funciona”, finaliza. Seguindo as regras, o negócio será um sucesso e, futuramente, se expandir.(

Capacitação é oferecida para empreendedores

Parece fácil, porém montar o próprio negócio em casa pode se tornar uma tarefa complexa. Por isso, o Sebrae no Piauí conta com cursos voltados aos microempreendedores com intuito de tirar dúvidas e, assim, seguir com o empreendimento desejado.

O Programa de Orientação ao Candidato e Empresário (Próprio) é composto por cinco módulos e tem como objetivo proporcionar assessoria completa para abrir um negócio. As orientações abrangem a análise de perfil empresarial e conhecimentos sobre como planejar o negócio, em especial a residência como ponto de trabalho.

O programa Microempreendedor Individual (MEI) tem como intuito capacitar o público-alvo para melhorar a gestão de seus negócios.”O MEI possui oficinas voltadas sobre o que comprar, vender, dentre outras. Todas são gratuitas e têm como objetivo levar subsídios para abrir um negócio”, explica o Gerente Francisco Holanda.

Já o Empretec é um seminário desenvolvido pela Organizações Não Governamentais (ONU) e, no Brasil, é realizado pelo Sebrae. O seminário é voltado para quem deseja abrir um negócio maior e estruturado através de uma metologia vivencial e interativa com jogos, exercícios e debates. Todos os programas podem ser encontrados no Sebrae Teresina. A sede fica localizada na Avenida Campos Sales, 1046, Centro Norte.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES