Pane no Banco do Brasil impede saques e compras

Problema no sistema operacional da instituição afeta clientes neste domingo

Clientes do Banco do Brasil não estão conseguindo realizar operações com o cartão de débito da instituição nesta tarde de domingo (5). Segundo atendentes do serviço de atendimento por telefone, uma pane no sistema do banco impede saques e compras desde às 16h em todo o País.Consumidores relatam, porém, que os problemas começaram por volta de 15h.

O presidente do PT, José Eduardo Dutra, postou em sua página no twitter uma reclamação contra o Banco do Brasil. "Que maravilha! Sistema do Banco do Brasil fora do ar e eu sem um centavo no bolso", afirmou Dutra, que já ocupou a presidência da Petrobras no governo Lula. Além do presidente do PT, vários outros clientes postaram a mesma queixa via rede.

Após almoçar com a família em um restaurante em Botafogo, Zona Sul do Rio, o administrador de empresas Antônio Teixeira tentou pagar a conta com o cartão do Banco do Brasil, em vão. "Ainda bem que tinha cartão de outro banco e pude evitar problemas", contou à reportagem do iG.

A estudante Aline Silva não teve a mesma sorte. Depois de experimentar roupas numa loja do shopping Rio Sul, ela teve de abandoná-las no caixa. "Vim agora tirar dinheiro para realizar a compra e também não funciona". Funcionários de uma farmácia no mesmo shopping relatam que o banco está autorizando operações de crédito.

Procurada, a assessoria de imprensa do BB disse que uma ?pane elétrica? de 15 minutos, em seu sistema interno, causou "perda parcial no suprimento de energia" dos terminais de atendimento em todo o país. O problema teria ocorrido entre 15h45 e 16h deste domingo. Segundo o banco, a pane afetou aplicativos, como saques e pagamentos com cartões.

A assessoria não soube dizer o motivo da pane elétrica, mas afirmou que o problema já foi consertado. Ainda de acordo com o banco, o sistema foi normalizado às 19h em Brasília e o restabelecimento dos terminais no restante do país ocorrerá gradualmente, até as 20h.

Fonte: Ícone