Papel de fezes de elefante ajuda a combater o desmatamento

A iniciativa vem ganhando força no Quênia e traz benefícios.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Escrever em um papel feito de fezes de elefante pode parecer estranho, mas é uma medida simples que pode ter um grande impacto no combate ao desmatamento. A iniciativa vem ganhando força no Quênia e traz benefícios para todos: humanos, elefantes e meio-ambiente.

O processo de fabricação deste tipo de papel é bastante simples. Basta lavar o esterco, ferver as fibras vegetais por quatro horas e depois basicamente seguir o mesmo processo que gera o papel convencional. Tudo isso sem derrubar uma árvore sequer. E matéria-prima não falta: cada elefante produz em média 50 quilos de fezes por dia.

“O negócio é estável e tem um futuro promissor. É importante para que a caça e a exportação ilegal de madeira se reduzam até serem zeradas“, relatou John Matano. Ele é um dos produtores locais que puderam crescer graças à indústria lucrativa, sua empresa emprega 42 pessoas e lucra 23 mil dólares anuais. Estima-se que mais de 500 moradores da região de Mwaluganje já tenham saído da pobreza através do negócio, iniciado há pouco mais de uma década.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES