Pesquisa: Mudança reposiciona supermercados

Pesquisa: Mudança reposiciona supermercados

Nesta semana houve mudança no ranking e o Comercial Carvalho da Homero.

Na pesquisa semanal de preços realizada pela equipe do Jornal Meio Norte nos cinco principais supermercados de Teresina esta semana, podemos observar que vários estabelecimentos estão se guiando pela lista de produtos pesquisadas para oferecer descontos aos consumidores.

Contudo, pensando em dar uma visão real dos preços praticados pelas redes de supermercados da capital, mudamos a nossa metodologia e a cada semana teremos marcas diferentes para determinados produtos.

Para o diretor de Jornalismo do Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, José Osmando Araújo, ?essa é uma forma que encontramos para que os supermercados não tenham a chance de manipular a pesquisa, oferecendo preços baixos apenas para os produtos pesquisados e nos dias em que a consulta de preços é realizada?.

Nesta semana houve mudança no ranking e o Comercial Carvalho da Homero ocupou o posto de supermercado menos vantajoso para o consumidor na hora de efetuar suas compras, registrando o maior valor para o total da cesta de R$ 326,56.

Entre os supermercados que têm oferecido os melhores preços para o consumidor, Extra e Hiper Bompreço continuam se revezando e, nesta semana, o posto de supermercado mais vantajoso ficou com o Hiper Bompreço, que teve um total dos produtos de R$ 288,69.

Na pesquisa desta semana nos atacados, foi notada a falta de diversos dos produtos listados nas prateleiras, sendo, portanto, desconsiderados na soma geral.

Os consumidores continuam sofrendo em alguns estabelecimentos com a falta de organização, a exemplo de produtos sem informação de preço.

A metodologia é a mesma da semana passada: alguns produtos possuem marca já definida, pois são facilmente encontrados em todos os quatro atacadistas. Quando não é possível encontrar um perfil parecido em todos os locais em relação à mesma marca, escolhe-se o mais barato.

Ou seja: produtos com a marca especificada na tabela são procurados pela marca (exemplo: óleo de cozinha), e os que não possuem essa informação adotam o critério do menor preço (ex: farinha de trigo).

Nesse contexto, adotou-se a opção de buscar uma marca similar para completar a tabela e não penalizar tanto a soma final. Nesta semana, o Atacadão Carrefour ficou novamente na primeira posição na soma geral de preços como o mais vantajoso para o consumidor.

Em segundo, aparece o Maxxi. O terceiro lugar ficou com o Carvalho Mercadão, e o Makro ficou na última colocação na pesquisa.

Veja os números





Fonte: Dowglas Lima