Petrobrás estuda vender mais ações para cobrir defasagem

Diretor diz que medida é para compensar defasagem nos preços dos combustíveis.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Petrobrás estuda mudar seu bilionário programa de desinvestimento, incluindo mais vendas de ativos no Brasil, segundo o diretor financeiro da empresa, Almir Barbassa. Uma das opções seria aumentar o tamanho desse programa, que atualmente prevê a venda de US$ 14,8 bilhões em ativos, a maioria no exterior.

Essa seria uma forma de compensar o preço defasado da gasolina em relação a outros países, que vem ocorrendo desde o final de 2010, prejudicando o caixa da empresa. Barbassa disse que a Petrobrás está discutindo como reajustar esse preço, que tem trazido prejuízos à companhia e pode comprometer o programa de investimentos.

Por falta de caixa, a companhia já começara, nos últimos dois meses, a adiar ou reduzir investimentos enquadrados no plano de negócios como "em análise". Agora, quer também se desfazer de ativos no Brasil.

A Petrobrás tem dificuldades para negociar a venda de ativos no exterior e

Barbassa reconheceu na divulgação do balanço do terceiro trimestre que as vendas levarão mais tempo que o previsto. Um dos motivos para a demora seria o fato de compradores saberem que a estatal tem pressa em fazer caixa e aproveitam para jogar os preços para baixo.

A dificuldade para vender os ativos é sentida especialmente no Golfo do México, nos EUA, onde a Petrobrás negocia com petroleiras de vários países uma complexa parceria para 175 blocos de exploração de petróleo.

A Petrobrás discute com o governo brasileiro ajuste nos preços da gasolina, para que voltem aos níveis internacionais. "Estamos trabalhando esse assunto com o conselho", destacou o executivo, sem citar prazos.

Sem ajuste nos preços do combustível, o projeto de investimento da petroleira pode ter impacto, destacou Barbassa. A Petrobrás tem um programa total de investimentos de US$ 236,5 bilhões para 2012/2016.

Barbassa afirmou que a política de manter os preços da gasolina dentro da média internacional está mantida. Desde o final de 2010, porém, o País está com cotações defasadas quando comparadas aos preços do exterior. A estratégia do governo vem sendo segurar o preço da gasolina para evitar impacto na inflação.

O executivo destaca que em alguns outros anos houve essa defasagem, inclusive com preços acima da média externa. "Mas nunca esteve como agora", disse logo após fazer palestras a investidores estrangeiros em um evento promovido em Nova York pelo Bradesco BBI.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES