Piauí é o maior produtor de pó de Carnaúba do Nordeste; saiba

W. Dias identificou 26 arranjos de grande potencialidade.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias se reuniu, nessa segunda-feira (8), com representantes da empresa Brasil Ceras; o secretário do Desenvolvimento Econômico, José Icemar Lavor Néri (Nerinho), e representantes da Secretaria do Planejamento (Seplan), e da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), para discutirem e planejarem estratégias para o desenvolvimento do setor produtivo da carnaúba.

O Piauí é o maior produtor de pó de Carnaúba do Nordeste, sendo responsável por cerca de 60% da produção. Dentre as utilizações dessa matéria-prima destaca-se o uso como películas de hortifruti, na fabricação de cosméticos e como isolante térmico.

Para o governador Wellington Dias, o desafio aceito por ele é cuidar da economia do Estado e, por isso, identificou 26 arranjos de grande potencialidade que podem ajudar a alavancar a economia. "São 26 áreas com grande potencial para abastecer o mercado interno e externo. A carnaúba é, por exemplo, o terceiro produto mais exportado. No entanto, precisamos organizar melhor este setor, toda a cadeia produtiva, e gerar emprego e renda, trazendo desenvolvimento", enfatiza.

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Econômico, Nerinho, ao exportar apenas a matéria-prima a economia do Piauí perde.

"Nesse sentido, serão orientados editais para pesquisa, profissionalização da mão de obra e investimentos para apoiar a produção e industrialização. Atualmente, exporta-se a matéria-prima e depois importamos os produtos após industrializados a preço de ouro. Acreditamos que, se organizarmos esse setor, o Piauí dará um salto na sua economia", explica.

O representante da empresa Brasil Ceras, José Luiz Felix, disse que o interesse do governador Wellington Dias em ouvir as demandas é muito importante. " Temos uma potencialidade que precisa ser trabalhada desde a profissionalização até a exportação. O Piauí pode ser um grande exportador de produtos manufaturados e gerar emprego e renda", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES