Piauí é o quarto do país em expansão energética em maio, aponta ANEEL

Os três estados que estão à frente são Bahia, com 1.559,7 MW, Minas Gerais, com 1.107,8 MW, e Rio Grande do Norte, com 798,9 MW.

Piauí em destaque na expansão da matriz elétrica | Ari Versiani
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí se destacou como o quarto estado com maior expansão na matriz elétrica do país no mês de maio, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A expansão total da matriz elétrica brasileira foi de 4.610,20 megawatts (MW) no período, com a entrada em operação comercial de 144 usinas. Desse total, 62 foram usinas eólicas, somando 2.006,9 MW, e 55 foram usinas solares fotovoltaicas, com 2.033,2 MW

As usinas solares e eólicas representam, em conjunto, 87,6% da capacidade instalada no ano. Em relação apenas ao mês de maio, a expansão na matriz foi de 1.267,1 MW, provenientes de 45 usinas, sendo 17 eólicas, com 363,9 MW, 24 solares fotovoltaicas, com 789,8 MW, e quatro termelétricas, com 113,4 MW. 

Leia Mais

No ranking dos estados com maiores resultados até o momento, considerando todas as usinas iniciadas este ano, o Piauí ocupa a quarta posição, com uma expansão de 358,9 MW. Os três estados que estão à frente são Bahia, com 1.559,7 MW, Minas Gerais, com 1.107,8 MW, e Rio Grande do Norte, com 798,9 MW. No mês de maio, a Bahia registrou o maior salto, com 992,6 MW provenientes da entrada em operação do Complexo Futura. 

Com base nos dados do Sistema de Informações de Geração da ANEEL (SIGA), o Brasil contabiliza uma potência fiscalizada de 193.170,92 MW até o final de maio. Desse total, 83,6% das usinas são consideradas renováveis. A ANEEL atualiza diariamente os dados de geração do país por meio do SIGA, que apresenta informações sobre usinas em operação e empreendimentos em construção. 

No mês passado, a ANEEL autorizou a instalação de sete unidades eólicas adicionais no Piauí. Além disso, a Celeo Redes Brasil S.A. recebeu autorização para implantar e explorar cinco Centrais Geradoras Fotovoltaicas (UFVs) no município de São João do Piauí. As UFVs, denominadas Celeo São João do Piauí VII a XI, terão uma potência instalada total de 162,384 MW. A empresa também se beneficiará de uma redução de 50% na Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão (TUST) e na Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD) para a produção e consumo de energia proveniente das usinas. 

Após avaliar o pedido de outorga de autorização da Celeo Redes Brasil S.A., a ANEEL concluiu que todos os requisitos regulamentares foram atendidos, não havendo impedimentos para o deferimento do pleito. O avanço na expansão energética do Piauí reflete o compromisso do estado em promover o desenvolvimento sustentável e a diversificação da matriz energética, impulsionando a geração de empregos e a economia local.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES