Piauí receberá projeto piloto de modernização financeira

Estado receberá técnicos do SERPRO

Em reunião no Paraná, para definir novas práticas de modernização contábil e financeira dos Estados, representantes da Secretaria de Fazenda do Piauí concordaram com a implantação de um projeto piloto voltado para essas áreas, após ser indicado por unanimidade pelas demais unidades federativas participantes do encontro, definindo novos mecanismos que possibilitem dar mais celeridade e eficiência aos trabalhos, visando inserir estratégias embasadas na tecnologia. Neste sentido, o Estado receberá técnicos do SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) para iniciar o processo de modernização a partir do dia 18 de maio, trabalhando em conjunto com os Analistas de Tecnologia da UNITEC (Unidade de Tecnologia), que nutrem um papel primordial na implantação.

Nesse sentido, o contador geral do Estado, Ricjardeson Dias, comemorou os avanços que o Piauí terá no Sistema de Administração Financeira (Siafem), angariando o que há de mais atual no país no que tange a essas ações. “A escolha do Estado do Piauí como piloto desse projeto é uma conquista, pois seremos os pioneiros do Brasil a ter essa nova ferramenta no Siafem. Esse é um grande passo para tornar o Estado uma referência nacional em contabilidade”, disse.

PRÁTICAS – Na reunião ainda foram definidas novas práticas para pagamento de ordens bancárias tipo “OB BANCO”, onde os órgãos enviam o servidor público ao banco para pagar contas como água, luz e telefone. Com isso, o Estado poderá efetuar os pagamentos via Sistema de Administração Financeira, e não mais será necessário enviar documentação ao banco, o que vai gerar redução de gastos, evitando filas, além de minimizar os riscos de fraude.

Fonte: Francy Teixeira