Piauí registrou mais de 1.800 novas empresas no mês de julho

Estado do Piauí acumula 11.994 empresas abertas desde janeiro.

A Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) registrou 1.849 novas empresas no mês de julho deste ano. De acordo com o levantamento, o Piauí acumula 11.994 empresas abertas desde janeiro. Desse total, os microempreendedores individuais (MEIs) correspondem a cerca de 65% dos novos registros.

Image title

Segundo a presidente da Junta Comercial, Alzenir Porto, os números refletem a confiança do empresariado em investir no estado, a política de atração de novas empresas e também as medidas de desburocratização e simplificação do registro empresarial. 

“Cada vez mais as pessoas vêm descobrindo a vocação para o empreendedorismo e a criação do Microempreendedor Individual, com a Lei Complementar 128/2008, que deu impulso à formalização. Com o MEI, o empreendedor paga uma tributação baixa, de acordo com as possibilidades financeiras de quem está começando um negócio. Além disso, estamos registrando o crescimento desses microempreendedores e constatamos que mais de 50% aumentaram o faturamento e se tornaram médios e grandes empresários”, explica Alzenir.

Levantamento da Jucepi aponta que mais de 50% dos microempreendedores individuais registrados nos últimos seis anos, cresceram e comunicaram o pedido de desenquadramento como MEI, por excesso de receita bruta, isto é, faturamento maior do que R$ 60.000 por ano. De 2009 a 2015, foram constituídas 51.849 MEIs pelo Portal do Empreendedor, em todo o estado. Do total, algo em torno de 27.433 (cerca de 52%) solicitaram seu desenquadramento do Sistema de Arrecadação do MEI (SIMEI), no Portal do Simples Nacional, e foram enquadrados como microempresas.

Fonte: Ascom