Piauí tem cerca de 47,20% de empresas ativas constituídas só por mulheres

125.529 empresas são constituídas apenas por mulheres.

Avalie a matéria:
Alzenir Porto | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com a Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), 125.529 empresas são constituídas apenas por mulheres, o que representa 47,20% do total de 265.897 empresas ativas no estado.

Segundo a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, o empreendedorismo feminino nasce muitas vezes por necessidade. “São empresárias que, buscando um meio de sustentar a família e complementar a renda, acabam se descobrindo. Nós mulheres temos a capacidade em lidar de exercer várias funções ao mesmo tempo, somos mães, filhas, empresárias, funcionárias, esposas, chefes de família, e desempenhamos estes papeis com excelência”, comentou.

Diretora da Junta Comercial, Alzenir Porto (Diulgação)Em números detalhados são 53.077 microempreendedoras individuais (MEI), registradas no portal do Empreendedor; e 72.452 empresas constituídas apenas na Junta Comercial. Quando se leva em consideração as empresas ativas com pelo menos uma mulher como sócia, o número sobe para 82.156 empresas registradas. Porém, estima-se que estes números sejam bem maiores pois não estão inclusas as empresas abertas em cartórios de pessoas jurídicas do estado.

Alzenir Porto, que também é empresária e conselheira na Câmara Brasileira das Mulheres Empreendedoras do Comércio da Confederação Nacional do Comércio, afirma que o mercado ainda tende a valorizar o masculino. “Mas as mulheres vêm mostrando toda sua força e competência, corroborados por este levantamento da Jucepi”, finaliza.

Analisando as 10 principais atividades econômicas das empresas constituídas apenas por mulheres, observa-se a preferência pelo comércio e serviços com destaque para: varejo de artigos do vestuário e acessórios; mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns; cabeleireiros, manicure e pedicure; varejo de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal; restaurantes; lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares; varejo de artigos de armarinho; confecção, sob medida, de peças do vestuário, exceto roupas íntimas; fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar; e promoção de vendas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES