Planejar finanças ajuda a administrar dívidas e sair do vermelho; dicas

Os especialistas recomendam que, primeiro, o devedor faça um mapa das dívidas.

Dívidas das famílias só aumentam. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Três cartões de crédito, uma comprinha aqui, um sapato ali. Quando chegavam as faturas, Alline Lima, 22, tentava administrar os gastos: a cada mês a assessora comercial deixava de pagar uma ou duas. Mas os juros faziam a conta crescer e, em três meses, devia R$ 4.000.

Histórias como a dela não são raras, principalmente com a facilidade de crédito, incentivada pela redução da taxa de juros.

Em maio, dados do Banco Central mostraram que a inadimplência subiu. Dos empréstimos a pessoas físicas, 8% apresentaram atraso superior a 90 dias no pagamento. Em abril, o número havia sido de 7,8%.

Mas, mesmo quando a situação é crítica, é possível sair das dívidas. Alline conseguiu, em um ano, com a ajuda de negociações e de uma planilha, voltar a ter estabilidade financeira --e hoje não usa mais cartões.

O método foi radical, mas especialistas dizem que, com um bom planejamento, é possível administrar as dívidas e se prevenir também.

Os especialistas recomendam que, primeiro, o devedor faça um mapa das dívidas.

Em seguida, deve elencar todas elas, da maior para a menor, e então fazer um cronograma para pagá-las, começando por aquela que tem a taxa de juros mais alta --e não a de maior valor.

Depois, "negocie, negocie e negocie", é a recomendação do educador financeiro Mauro Calil. "Quem não quiser negociar com você vai ficando para o fim da fila."

O passo seguinte é acelerar a capacidade de pagamento da dívida, com um trabalho extra ou com a venda de algum bem, como a coleção de discos de vinil, diz.

EMPRÉSTIMO

Um dos erros mais comuns é acumular dívidas e deixar que elas virem uma bola de neve, diz o professor da FGV-RJ Alexandre Canalini.

Segundo ele, só é vantajoso pegar um empréstimo para pagar uma dívida se os juros dele forem menores e, principalmente, se todo o dinheiro emprestado for destinado ao pagamento integral da dívida antiga.

"Se você deve R$ 1.000 no cartão de crédito a 12% ao mês e pega um consignado a 1%, pague seu cartão e passe a dever no consignado."

E os investimentos seguem a mesma lógica. Só vale ter dívida e manter o dinheiro aplicado se ele render mais do que o juro dela.

"Mas isso raramente acontece. Aí o ideal é se preocupar em pagar a dívida primeiro."

PREVENÇÃO

Para não ter novas surpresas depois de se livrar das dívidas, o educador financeiro Reinaldo Domingos ensina uma metodologia com quatro passos.

O primeiro é diagnosticar o que se ganha e o que se gasta por mês. "Em todos os nossos gastos hoje há, no mínimo, 20% de excesso."

Mas isso só adianta se houver sonhos. Então, discuta os sonhos da família e faça um orçamento, um pouco diferente da conta comum: o que se ganha menos quanto deve ser reservado para os objetivos. O que sobra pode ser gasto, e a reserva deve ser poupada de acordo com os sonhos, o quarto passo.

Depois, é adequar o padrão de vida. "Nunca tenha um cartão de crédito com limite superior a 50% do seu salário", aconselha.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES