Preço de móveis deve cair 20% com redução do IPI

A medida deve elevar entre 18% e 22% as vendas de móveis

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 A presidente da Associação da Indústria de Móveis do Rio Grande do Sul (Movergs), Maristela Longhi, disse que a decisão do governo de reduzir o Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) do setor moveleiro deve provocar, em média, uma redução da ordem de 20% para os preços ao consumidor, embora o movimento deva variar entre os diferentes produtos.

De acordo com a representante do setor, a medida vai estimular o segmento de móveis, que vinha sofrendo com uma forte queda nas exportações. Ela acredita que a medida deve elevar entre 18% e 22% as vendas de móveis. Maristela se mostrou satisfeita com a medida, que vale até 31 de março, mas disse que seria melhor se a duração fosse por seis meses.

Vendas

O presidente da Associação Brasileira da Indústria do Móvel (Abimóvel), José Luiz Fernandez, disse hoje que espera uma recuperação nas vendas em 25% nos quatro meses em que o setor receberá isenção do IPI. Ele contou que as vendas estavam sofrendo uma queda de 10% ao mês desde o início do ano. Além da retração no mercado doméstico, Fernandez disse que contribuiu para a queda nas vendas a crise financeira internacional, que afetou as exportações de móveis.

"Muitas empresas não conseguem exportar e, por isso, voltaram-se para o mercado interno, acirrando a concorrência", afirmou. Ele disse que a previsão do setor é ter uma queda de 10% no faturamento de 2009 em relação aos R$ 20,2 bilhões registrados em 2008. Fernandez lembrou ainda que o setor hoje emprega 237 mil pessoas diretamente e representa 17 mil indústrias, na sua maioria micro e pequenas empresas.

O presidente da Abimóvel informou que o desconto no preço dos móveis para o consumidor, de início, deve ser de 5%, que é o porcentual de redução do IPI. "Esperamos que a dona de casa convença seu marido que é hora de trocar os móveis, aproveitando a desoneração. O setor no Brasil não deve nada em qualidade e design", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES