Preço do tomate está pesando no bolso do consumidor, aponta a FGV

A qualidade do alimento baixou muito, o consumidor está pagando mais caro

Alta no preço do tomate | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O tomate aumentou 150% no último ano, conforme aponta a Fundação Getúlio Vargas. Considerado o vilão das compras, hoje o produto chega a R$ 5,50, e é um dos responsáveis pelo aumento das despesas diárias.

A qualidade do alimento baixou muito, o consumidor está pagando mais caro por um tomate não muito atrativo. A pesquisa também mostra ainda que a batata sofreu reajuste de 86,51% e a farinha de 140,57%.

Segundo a gerente Maria Lima, apesar do preço alto, o tomate não pode faltar nas compras, tendo que adquiri-lo mesmo com um preço elevado. "Não bastasse o aumento, os tomates não têm qualidade, na hora das compras pesquiso bastante, mas os preços estão altos em todos os estabelecimentos", disse .

A justificativa do aumento é a longa estiagem, que tem afetado a produção destes alimentos. O estudante Gustavo Rodrolli, que mora sozinho, não está consumindo tomate como antes. "Os preços do tomate e da cebola estão altos demais, não estou comprando a mesma quantidade de antes, até porque moro sozinho e estes alimentos apodrecem muito rápido", comentou.

Os donos de restaurantes também estão sofrendo com os novos preços, principalmente os especializados em comida italiana, que exigem tomate para os molhos. Segundo o chefe de cozinha, Enrico Zazzaroni, até o tomate enlatado, que é fabricado na Itália, teve o preço reajustado.

"Primeiramente a qualidade está péssima, e no meu caso, que preciso de tomate importado, o aumento é injustificável. O Brasil está passando por estiagem, e o produtor precisa vender o tomate, mesmo com péssima qualidade, mas no meu caso, acredito que os donos de supermercados aproveitaram este reajuste para elevar o preço dos tomates importados", reclamou o chefe de cozinha.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES