Primeira fábrica de cimentos é inaugurada no Nordeste

A fábrica Brennand Cimentos foi construída estrategicamente

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A inauguração da primeira fábrica de cimento no Nordeste, ocorrida em agosto deste ano, é um grande exemplo de que nem todos os segmentos do mercado têm se intimidado diante da crise econômica. Com investimento de mais de R$ 700 milhões, o Grupo Ricardo Brennand construiu, no Estado da Paraíba, sua segunda fábrica no país e espera atender os nove estados nordestinos. O Piauí está incluso nessa iniciativa.

Para apresentar o novo empreendimento, o grupo convidou jornalistas de todos os estados do Nordeste, inclusive o Jornal Meio Norte representando o Piauí, para uma coletiva de imprensa, ocorrida na manhã desta quarta-feira (02), no auditório do Instituto Ricardo Brennand, localizado em Recife (PE), que teve como principal objetivo divulgar a estrutura e o público que será beneficiado.

Segundo os dados divulgados em 2013 pelo Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (Snic), o volume total do mercado brasileiro registrou 71.057 produtos comercializados. Desse número, 43% ocorreram na região Sudeste, o que o torna líder no mercado nacional. Já a região Nordeste foi a segunda colocada em vendas, apresentou 23%, ficando à frente da região Sul, que registrou 17% da comercialização.

De acordo com José Eduardo Ramos, presidente da Brennand Cimentos, a região Nordeste foi escolhida pelo Grupo por apresentar um mercado promissor em vendas de cimento.

“O Nordeste está expandindo, o que, consequentemente, haverá um aumento significativo no consumo de cimentos.A nossa intenção de nos instalarmos nesta região é aumentar a presença no mercado e ter a possibilidade de estar em diferentes locais do País, com a mesma referência em qualidade e atendimento”, ressalta.

Para José Eduardo Ramos, houve impacto com a crise econômica, porém a empresa não espera retorno financeiro imediato quanto a esse novo empreendimento.

“Acredito que todos os setores sentiram o impacto da crise econômica. Mas não tivemos descontinuidade de produção e nenhuma mudança foi feita por causa da crise. O mercado é favorável para a produção do cimento e não vislumbramos um retorno imediato, é um investimento necessário para o país e veio para ficar”, destaca.

As duas fábricas de cimento do Grupo Ricardo Brennand, de Minas Gerais e na Paraíba, operam com equipamentos de primeira linha, destacando-se o parque de pré-homogenização circular, moinho de cru vertical, moderno forno com pré-aquecedor de cinco etapas e um sistema de pré-calcinação, com estes equipamentos é produzido clínquer, que é uma mistura de calcário com argila, de alta qualidade.

Além disso, a empresa disponibiliza laboratórios de concreto fixo e móveis, para prestar consultoria a clientes no desenvolvimento de aplicações com os produtos.

Piauí apresenta potencial de mercado

A fábrica Brennand Cimentos foi construída estrategicamente no município de Pitimbu, situada no litoral Sul do Estado da Paraíba, por ser este local rico em calcário e estar no centro da região, o que vai facilitar a logística de distribuição dos produtos da empresa, como é o caso do Cimento Nacional.

Questionado quanto ao mercado de cimentos no Piauí, o presidente da Brennand Cimentos vislumbra como um mercado promissor e destaca que o potencial de vendas está nos municípios piauienses.

“Inicialmente, não acreditávamos na intensa comercialização no Piauí, mas com as nossas visitas técnicas podemos verificar o potencial que o Estado possui e o quanto tem se expandido nos últimos anos. E esse potencial está, principalmente, em cidades do interior, que ainda têm muito a se desenvolver”, aponta João Eduardo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES