Produção agrícola obteve aumento de 109% no Piauí

O sétimo levantamento feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontou aumento em área

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O sétimo levantamento feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontou aumento em área, produtividade e produção neste ano em relação a 2013.

Segundo a Conab, de área plantada, o Piauí passou de 1,264 milhão hectares da sa-fra de 2013 para 1,377 milhão de hectares na safra 2014, uma variação de 8,9%.

A produtividade em quilos por hectare subiu de 1,266 mil para 2,43 mil na safra atual, uma variação de 92,3%.

A produção de grãos teve um crescimento de 109%, com um aumento de 1,601 milhão de toneladas em 2013 para 3,353 milhões de toneladas.

O Piauí continua entre os destaques na produção de grãos no Brasil e o levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento revisou para cima as estimativas da safra de grãos 2013/2014.

Os dados são do sétimo levantamento da Companhia. A revisão da estimativa deve-se, sobretudo, ao aumento nas projeções para as colheitas de soja e milho. Essas novidades aqueceram o comércio e melhoraram a expectativa dos produtores na região dos cerrados.

No Brasil, segundo a estimativa da Conab a safra pode chegar a 190,6 milhões de toneladas, a projeção anterior apontava para uma produção de 188,7 milhões de toneladas. O número representa um crescimento de 1,1% em relação a produção anterior.

?Houve aumento em relação ao último levantamento de cerca de 1,9 milhão de toneladas, graças à recuperação das lavouras de soja e do milho 2ª safra que tiveram dados positivos, com menos influência das intempéries climáticas ocorridas nas regiões produtoras?, comunicou em nota a Conab.

As condições agrometeorológicas e espectrais na região do Matopiba (sul do Maranhão, leste do Tocantins, sul do Piauí e oeste da Bahia) são consideradas boas e favoráveis às culturas que se encontravam em frutificação.

Em nível de Nordeste, o Piauí e a Bahia são destaques na produção de feijão. A safra brasileira está estimada em 1,17 milhões de hectares, o que configura um crescimento de 4,4% em relação à safra passada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES