Produção de cajuína muda realidade de assentamentos no Piauí

Produção de cajuína muda realidade de assentamentos no Piauí

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

E não foram apenas os negócios dos microempreendedores individuais que deram um salto com a criação da Cajuespi e de outras cooperativas e a ajuda do Sebrae. Além dos 120 cooperados, a produção da cajuína vem mudando a realidade de famílias que vivem em assentamentos no Piauí. Há cerca de três anos, eles começaram a entrar nesse mercado e hoje já são responsáveis por parte da produção da cajuína consumida no Piauí e fora do Estado.

A história do assentado Antônio de Araújo Oliveira exemplifica bem a contribuição da produção da cajuína dentro dos assentamentos e na melhoria de vida dessas famílias. Hoje ele produz 15 mil garrafas de cajuína por safra, com expectativa de aumento nos próximos anos, e já é o responsável pelo abastecimento dos dois maiores supermercados de Valença do Piauí e de alguns órgãos do governo do Estado. Mas nem sempre foi assim.

"Eu não tinha opções de emprego em Valença e fui buscar isso em São Paulo. Lá eu trabalhei no corte de cana, por cerca de oito anos. Depois disso voltei para o Piauí, em 2008, e passei a morar no assentamento Santa Rosa, no município de Valença. Eu sobrevivia da lavoura, com o cultivo de feijão, mandioca e caju e a renda que eu conseguia mal dava para manter minha família. Mas como eu já plantava caju, resolvi fazer um curso de produção de cajuína pelo Emater e me apaixonei. Comecei a produzir, no início era mais difícil, produzia apenas três mil garrafas por safra. Hoje está bem melhor e minha marca de cajuína está bastante conhecida e procurada", disse.

Além de Antônio, mais pessoas nesse e em outros assentamentos da região, como Barro Vermelho, no município de Aroazes, já iniciaram a produção de cajuína. E se antes Antônio produzia de forma quase que improvisada, hoje o assentamento onde ele mora possui uma fábrica para uso dele e dos demais produtores. Para a compra de insumos de forma mais barata eles contam com as facilidades conseguidas pela Cooperativa de Cajucultores do Estado do Piauí (Coopcaju), que, a exemplo dos cooperados da Cajuespi, também compram os insumos com descontos. Maria Lourdes Silva Cortez, membro da Coopcaju e extensionista do Emater, conta que, apesar de os assentados da região ainda estarem iniciando a sua produção, ela já corresponde a cerca de 50% da renda dos assentados.

"Depois que eles começaram a produzir a cajuína a realidade deles mudou. Nos assentamos há uma boa plantação de caju, que sempre foi subaproveitado. O caju de ótima qualidade estava sendo estragado e eles aproveitavam apenas a castanha. Hoje já é possível a produção da cajuína", afirmou. E não é apenas na Região de Valença e Aroazes onde os assentados estão iniciando esse negócio. Existe produção de cajuína em mais assentamentos espalhados pelo Estado, como Inhuma e Altos, por exemplo. Lenildo explica que o ganho que os assentados tem com os incentivos e a ajuda do Sebrae, da Cajuespi e dos demais órgãos e cooperativas em todo o Piauí são incalculáveis, mas não é apenas isso, o processo de produção dessa bebida também acaba sendo preservado, o que se tornou ainda mais necessário após o reconhecimento da cajuína como patrimônio cultural.

"Nós da Cajuespi e do Sebrae também ganhamos por desenvolver a produção de cajuína no Piauí, seguindo os processos de produção típicos do nosso Estado. Nossa cajuína é patrimônio cultural por causa da nossa produção tradicional e práticas socioculturais e não podemos deixar que isso se perca", explicou Lenildo.



Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES