Construção civil está otimista para 2010

Construção civil está otimista para 2010

Setor prevê crescimento maior que no ano passado e também no número de empregados

A indústria da construção civil está mais otimista em 2010 e prevê crescimento do setor, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (9) da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil, pelas federações da indústria e pelos sindicatos da construção civil.

O indicador que mede o ritmo de atividade, em uma escala de zero a cem, cresceu em dezembro 53,7 pontos em relação a novembro do ano passado. Além disso, o nível de atividade da construção civil iniciou janeiro de 2010 prevendo crescimento de 70,6 pontos.

O número de empregados também aumentou em relação ao terceiro trimestre de 2009. As grandes empresas se destacaram nesse item, registrando, em média, 53,6 pontos. Outro destaque foi à margem de lucro, que também aumentou no quarto trimestre do ano passado, apresentando 51,8 pontos.

O otimismo vem em boa hora, uma vez que o setor amargou o pior saldo de fechamento de vagas no ano passado, segundo pesquisa divulgada mais cedo pelo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em 2009, o setor registrou a diminuição de 5,3% nos postos de trabalho na comparação com 2008, no menor resultado desde 2002.

Embora o resultado seja negativo, os analistas do IBGE apontaram que a retomada no nível de produção industrial no final do ano passado já sinalizava uma melhora da perspectiva para 2010 ? o que acaba de ser confirmado pela CNI.

Fonte: R7, www.r7.com