Receita já recebeu 2,5 milhões de declarações

Prazo para entrega do documento vai até 30 de abril

A Receita Federal já recebeu 2,5 milhões de declarações de Imposto de Renda da Pessoa Física. O balanço divulgado nesta terça-feira (16) contabiliza as declarações entregues do dia 1º de março, data de início do prazo de entrega, até as 11h desta terça-feira. O prazo de entrega do IR 2010 termina às 23h59 do dia 30 de abril.

Neste ano, a Receita espera que 24 milhões de contribuintes prestem contas de ajuste do Imposto de Renda. A multa para quem não entregar a declaração dentro do prazo é de R$ 165,74.

A Receita aconselha que as declarações sejam entregues o quanto antes, o que evita erros do contribuinte. Mas, historicamente, metade das declarações é entregue nas duas últimas semanas. No ano passado foram 10 milhões de declarações só na última semana.

Remodelação

A Receita Federal remodelou sua página na internet para facilitar o acesso aos contribuintes que precisam fazer a declaração de imposto de renda 2010. Ao entrar no site da Receita, o contribuinte tem duas opções, ou entrar em uma página só para o imposto de renda, ou ir para o site da Fazenda.

Assim que o contribuinte opta pela página do imposto de renda, entra em uma página que reúne todas as informações que irá precisar: o download do programa, as novas regras válidas a partir de 2010, além de tutoriais.

O menu é dividido em quatro partes, declaração, pagamento, situação da declaração e restituição.

Fonte: R7, www.r7.com