Receita recebeu 24,37 mi de declarações de IR, acima do esperado

Receita recebeu 24,37 mi de declarações de IR, acima do esperado

Previsão era de que fossem entregues 24 milhões de documentos.

O número de declarações de Imposto de Renda Pessoa Pessoa Física (IRPF) 2011 recebidos pela Receita Federal superou a estimativa inicial do órgão. Ao todo, foram recebidos 24.370.072 documentos; a previsão inicial era de que 24 milhões de contribuintes fizessem a declaração. O prazo regular para entrega terminou às 23h59 desta sexta-feira (29).

"Queria agradecer aos contribuintes que cumpriram sua obrigação e entregaram a declaração em dia. Eles contribuem, assim, para a sociedade brasileira e para o financiamento do Estado. A gente está muito satisfeito com a excelente repercussão do programa. Os contribuintes gostaram muito do novo formato", disse, mais cedo, a secretária-adjunta da Receita, Zayda Manatta.

Quem perdeu a data limite está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74.

De acordo com a Receita Federal, o sistema do Imposto de Renda usado no período entre 1º de março e 29 de abril deste ano saiu do ar à meia-noite e um novo programa só fica disponível a partir das 8h da segunda-feira. O Fisco explica que esta substituição é necessária para que, a partir de agora, o novo programa já inclua o cálculo das multas.

Portanto, neste fim de semana, o máximo que se pode fazer é reunir todos os documentos e comprovantes necessários para fazer a declaração. A partir de segunda-feira, o procedimento para quem não prestou contas com o Fisco e vai fazê-lo a partir de agora é similar ao da entrega dentro do prazo.

O contribuinte deve baixar os programas IRPF 2011 e Receitanet e, uma vez preenchida a declaração, transmiti-la usando o Receitanet. O preenchimento, os dados necessários e as fichas disponíveis seguem sendo os mesmos.

Fonte: g1, www.g1.com.br