Redução de IPI eleva vendas de carros e TVs em momento de crise

O mercado avalia como certa uma prorrogação da medida, que vence em agosto, até outubro.

O setor de eletrodomésticos também foi beneficiado pela redução do IPI. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As medidas de estímulo do governo para a cadeia de veículos garantiram nova marca histórica para o setor. As vendas de carros e comerciais leves subiram 3,1% em julho em relação ao mês de junho, o segundo melhor nível já registrado.

Na comparação com julho do ano passado, as 351,4 mil unidades emplacadas representam alta de 22% e ficam atrás apenas de dezembro de 2010 (362,2 mil).

Para os analistas, a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) cumpriu o papel de reduzir estoques --há filas de espera para alguns modelos-- e deve ter impacto positivo sobre a produção.

Um desempenho mais robusto da indústria do setor, contudo, ainda é incerto.

"Houve uma regularização dos estoques, agora falta retomar a produção", afirma o consultor Milad Kalume Neto, da Jato Dynamics.

Embora tenha revisado as previsões para o ano, a consultoria LCA ainda espera uma queda de 2% na produção de veículos em 2012.

O mercado avalia como certa uma prorrogação da medida, que vence em agosto, até outubro.

ELETROS

O setor de eletrodomésticos, também beneficiado pela redução do IPI, é outro que exibe números positivos. Em julho e em agosto, a indústria estima vender entre 15% e 20% mais eletrodomésticos da linha branca em relação ao mesmo período do ano passado.

O presidente da Eletros (associação que reúne os fabricantes do setor), Lourival Kiçula, credita o desempenho ao desconto do IPI.

A Olimpíada de Londres também está ajudando nas vendas de TVs, diz Kiçula. "Devemos vender 15 milhões de televisores neste ano, um crescimento de 6% em relação a 2011", disse ele. No primeiro semestre, segundo a entidade, as vendas de geladeiras aumentaram 12% ante o mesmo período do ano passado. As vendas de máquinas de lavar cresceram 10%, e as de fogões, 13%.

Segundo o IBGE, a produção de bens duráveis (grupo do qual fazem parte os automóveis e os eletrodomésticos) aumentou 4,8% em junho ante maio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES