Renault terá carro mais barato que o Nano

Modelo será feito em parceria com a indiana Bajaj e está previsto para 2012

O CEO da aliança Renaul-Nissan, Carlos Ghosn, anunciou nesta terça-feira (10) que o conglomerado em conjunto com a indiana Bajaj lançarão em 2012 um veículo compacto com preço inferior ao do Tata Nano, automóvel mais barato do mundo vendido na Índia por cerca de US$ 2 000 (aproximadamente R$ 3 400).

Segundo o executivo brasileiro, o design, manufatura e fornecimento ficarão sob responsabilidade da Bajaj, enquanto caberá à Renault cuidar do marketing na Índia e nos demais mercados. As empresas firmaram um acordo de cooperação em 2008 e estão construindo uma fábrica onde a novidade será produzida. Pelos termos da negociação, a Bajaj será dona de 50% do projeto e o restante será dividido entre a Renault e a Nissan.

Atualmente, esse futuro modelo é conhecido apenas pelas iniciais ULC, sigla para ultra-low-cost car. Ghosn declarou para alguns repórteres em Nova Déli que “o custo será menor do que qualquer carro fabricado na Índia atualmente”.

O país asiático foi escolhido devido ao crescimento daquele mercado, além de ser um bom pólo para exportação de peças e produtos. Ghosn também destacou que o projeto levou tempo para ser desenvolvido, mas agora a empresa “possui uma definição mais clara sobre as características do ULC não só em termos de custo, mas também em design e até mesmo eficiência no uso de combustível”. GM, Ford e Toyota também contemplam estratégias parecidas, em termos de produto, para a Índia. Segundo estimativas, o país deverá contabilizar 2 milhões de automóveis de passeio vendidos até o fim deste ano.

Fonte: Terra, www.terra.com.br