Renault lançará carro com sistema antiestresse e contra ressecamento da pele

Em ParisUma versão do carro elétrico da Renault

Em Paris.Uma versão do carro elétrico da Renault, que começará a ser comercializado até 2012, virá equipado com sistema de combate ao estresse e ao ressecamento da pele.





SPA SOBRE RODAS

VEJA MAIS IMAGENS DO ZOE ZE

A montadora francesa e a Biotherm, divisão de produtos de luxo do grupo de cosméticos L"Orèal, batizaram de Spa essa versão do veículo elétrico Zoe ZE, cujo protótipo foi apresentado no último Salão do Automóvel de Frankfurt (Alemanha).

A principal novidade do modelo será "um sistema elétrico de ambientadores ativos, adaptados às necessidades do motorista". Segundo a Renault, dispositivos instalados no carro vão borrifar soluções dinamizadoras pela manhã, desestressantes durante a volta do trabalho e alertadoras para quem dirige à noite.

Um mecanismo "inteligente e atento aos níveis de higrometria (umidade atmosférica) no veículo" também vai "evitar que a pele fique ressecada", acrescentou a fabricante. Ao mesmo tempo, o sistema irá monitorar a qualidade do ar externo, filtrando ou até desativando temporariamente a entrada de ar.

O Zoe Spa virá ainda com um teto revestido por membrana protetora "inteligente" que, além de proteger do frio e do calor, permitirá que o veículo recarregue parte da energia que gasta graças a células fotovoltaicas instaladas nele.

O caráter automotivo do Zoe tem como características motor elétrico de 70 kW (pouco mais de 95 cv), torque de 22,5 kgfm e baterias de íon de lítio com autonomia para 160 km a até 140 km/h de velocidade máxima, capaz de se recarregar em até 8 horas, com possibilidade de carga expressa em 20 minutos. O comprimento é de 4,10 m, com 2,60 m de entre-eixos.

Fonte: AE