Safra piauiense deverá bater recorde este ano, aponta levantamento

A previsão de crescimento na produção do algodão será de 14,8%

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente a março de 2015, mostram que ha previsão de recorde na safra agrícola piauiense. Segundo os dados, a safra deverá atingir mais de 3 milhões de grãos, o que corresponde a 22,4% de crescimento, em relação à 2014.

A previsão chega com entusiamo em relação às fortes variações registradas em 2014. Os resultados decepcionantes, do ano anterior, são decorrentes do período de estiagem que o Estado sofreu. Agora, as novas estimativas de produção de milho e soja já representam 92% do volume total de grãos produzidos no Piauí.

O dado também está incluído no boletim analítico “Conjuntura Econômica Trimestral”, realizado pela Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro). Segundo o presidente da Cepro, Cezar Fortes, o momento só confirma as expectativas para o Estado. “Batemos um novo recorde, pois crescemos bastante. Além disso, tivemos o aumento de +6% da área dedicada à soja e à redução de 1,7% do milho”, afirma.

No total, serão cultivados grãos em 1.370.609 hectares (ha), contra 1.383..183ha em relação ao ano de 2014, significando uma redução de 0,9% no Piauí. Além disso, o arroz ocupa o terceiro lugar em volume produzido no setor agrícola do Piauí. A previsão é de colher 138.902 toneladas em 2015, queda de 3,7%, em relação ao ano anterior. A queda da produção foi provocada pelo período de estiagem em janeiro do corrente ano, além da redução das áreas plantadas dos projetos agrícolas, em função da alternância das culturas.

Já o feijão apresenta estimativa de produção de 99.195 toneladas para 2015, crescendo 79,5% em relação à safra anterior, onde também sofreu com a seca e atraso na distribuição de sementes fora do calendário agrícola. A previsão de crescimento na produção do algodão será de 14,8%, na área plantada de 17,7%, tendo em vista a retomada das áreas trabalhadas nos cerrados piauienses.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES