Salão de Genebra começa com elétricos, minis e mais novidades

Salão de Genebra começa com elétricos, minis e mais novidades

Evento suíço abrirá as portas para a imprensa nesta terça-feira (1º).

As portas do Salão de Genebra abrem para a imprensa especializada nesta terça-feira (1º). O evento deste ano, que está na 81ª edição, vem com força e traz diversos lançamentos e protótipos. O destaque são para 24 marcas e seus mais de 40 destaques. A diversidade de produtos no evento reflete o bom humor do mercado europeu , que somente agora começa a sentir os primeiros sinais de recuperação da crise econômica que abalou o mundo em 2008.

O público poderá conferir todos os lançamentos e conceitos entre os dias 3 e 13 de março. O G1 participará do evento e trará todas as novidades do mundo quatro rodas.

Alfa Romeo

A italiana reserva as versões 2011 dos modelos Giulietta e MiTo. O Giulietta é equipado com motor 1.4 turbo de 172 cv, acoplado à transmissão automática de dupla embreagem. Ele vem com sistema start-stop. A outra versão do Giulietta que estará em Genebra será a topo de linha Quadrifoglio Verde 1750 TBi, com motor 1.8 turbo alimentado por injeção direta, que desenvolve 238 cavalos de potência e 34,6 kgfm de torque.

Já o compacto MiTo foi totalmente renovado. Ela tem agora novas opções de cores externas e internas, além de uma extensa lista de equipamentos opcionais e uma versão Quadrifoglio equipada com motor 172 cv de quatro cilindros.

Audi

A Audi reserva o conceito que antecipa as linhas da próxima geração do A3 - prevista para estrear em 2012. A novidade é ?um sedã de três volumes e quatro lugares", como a marca define. O motor turbo de cinco cilindros tem 408 cavalos de potência e distribui a força em nas quatro rodas por meio da transmissão S tronic de sete velocidades e a tração integral permanente.

O RS3 Sportback também estará no evento. Ele vem com motor 2.5 de cinco cilindros com injeção direta de combustível, ligado a uma transmissão de sete velocidades S tronic. O propulsor tem 342 cv de potência máxima.

BMW

A marca alemã apresentará a versão de produção do elétrico BMW ActiveE. O ActiveE servirá de teste para tecnologias que serão incorporadas ao futuro da BMW em modelos elétricos, como o EV Megacity, com lançamento previsto para 2013. O motor elétrico produz 170 cavalos de potência e 25,4 kgfm de torque. Assim, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 9 segundos e atinge a velocidade máxima limitada eletronicamente de 145 km / h. O modelo vai dividir o destaque no estande da marca alemã com os protótipos Vision CD Roadster e ConnectedDrive Vision.

Chevrolet

A versão de produção do Cruze hatch será apresentada em Genebra. Do modelo conceitual, o hatch final perdeu alguns recursos como as tiras de LEDs no para-choque dianteiro, os faróis em tom azul e as luzes claras da traseira. Sob o capô, estarão disponíveis duas versões a gasolina, de 1.6 e 1.8 litro, e uma 2.0 turbo diesel de 163 cavalos de potência. As vendas na Europa começam em 2011. No Brasil, o modelo irá substituir o hatch Astra e é aguradado entre o final de 2011 e o início de 2012. No segundo semestre deste ano chega a versão sedã.

Ferrari

A Ferrari apresenta a FF (Ferrari Four), a primeira Ferrari a contar com tração nas quatro rodas, desenvolvida completamente pela fabricante italiana. Segundo a Ferrari, o sistema 4RM é 50% mais leve do que um normal. O modelo traz sob o capô o novo motor 6.3 V12 com injeção direta e 660 cv de potência a 8.000 rpm. Com o auxílio da transmissão de dupla embreagem utilizada em competições, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e alcança velocidade máxima 335 km/h.

Ford

A Ford estreia o conceito B-Max, uma aposta da fabricante norte-americana no segmento de minivans compactas, que na Europa é liderado pelo Opel/Vauxhall Meriva. O cinco lugares B-Max terá portas traseiras deslizantes. A versão de produção do conceito será a menor oferta na gama europeia da Ford de minivans, que inclui o C-Max, Grand C-Max, S-Max e Galaxy.

Honda

A Honda vai estrear o conceito EV, que traz as linhas da nova gama de modelos elétricos da marca, que começa com o lançamento do EV Fit. A versão elétrica do monovolume será lançada em 2012 nos Estados Unidos e no Japão.

A montadora também vai mostrar um novo híbrido plug-in, em uma plataforma de sedã médio previsto para estrear em 2012.

Infiniti

O conceito Infiniti Etherea será o carro de entrada da marca para atrair jovens consumidores. Segundo a Infiniti, o conceito tem um perfil diferente de qualquer outro na classe de compactos premium, por isso não será apenas uma versão menor de um carro de luxo tipicamente conservador.

Jaguar

A Jaguar Cars celebra neste ano o 50º aniversário do modelo Jaguar E-Type, apresentado pela primeira vez durante o Salão de Genebra de 1961. Para comemorar a data, na edição deste ano do evento suíço, o veículo percorrerá as mesmas ruas que fez há cinco décadas.

Outro modelo exposto será a versão esportiva (S) do XKR. De acordo com a fabricante, a novidade acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,2 segundos e quebra a barreira dos 300 km/h e pode chegar a 318 km/h com o pacote de desempenho.

Lamborghini

A Lamborghini lançará o substituto do Murciélago, que deve se Aventador. O superesportivo tem estrutura em fibra de carbono e suspensão montada ao estilo da Fórmula 1. O motor é um V12 com 700 cavalos de potência. Para deixar o carro o mais leve possível, a cabine foi construída como um módulo único e pesa apenas 147,5 kg. O peso total do esportivo é 229,5 kg, o que favorece à economia de combustível.

Lancia

A Lancia, empresa pertencente ao grupo Fiat, vai apresentar a nova geração do Ypsilon, modelo que é baseado na plataforma do Fiat 500 e será vendido como Chrysler no mercado europeu. O carrinho mantém o estilo introduzido pela Delta e traz carroceria pintada em duas cores. No velho continente, a novidade irá rivalizar com Audi A1 e o Mini Cooper. A Lancia reserva ainda para o Salão de Genebra o sedã grande Thema, baseado no Crysler 300 C, e as versões cupê e conversível do Flavia, o Chrysler 200 europeu.

Mazda

A Mazda apresentará o conceito de SUV compacto, batizado de Minagi. Ele seria a entrada da fabricante japonesa neste segmento. Assim, concorreria com Hyundai ix35, Ford Kuga, Volkswagen Tiguan e Nissan Qashqai.

Volkswagen

A Volkswagen vai apostar no Golf Cabrio (conversível) mais uma vez. A nova versão, feita com base na sexta geração do modelo, tem duas portas, capota de lona elétrica e leva até quatro pessoas. Estarão disponíveis seis opções de motorização, entre versões turbinadas, a gasolina e a diesel, equipadas com dupla embreagem ou o sistema BlueMotion.

Outra novidade é o Tiguan 2012. O modelo terá três novos motores, entre eles, um a gasolina 2.0 TSI de 212 cavalos de potência. As potências vão variar entre 112 cv e 212 cv.

Além disso, o estúdio de design de Giorgetto Giugiaro irá apresentar dois conceitos para a marca, que traçarão os futuros produtos da Volkswagen.

Volvo

A Volvo a versão híbrida plug-in a diesel da perua V60. O carro conta com um motor elétrico com bateria de íon-lítio de 12-kWh, que gera 70 cavalos de potência, e um turbodiesel 2.4 litros, com 215 cv. Eles podem funcionar em conjunto ou separadamente.

Fonte: g1, www.g1.com.br