Sem chuvas, geração térmica atinge limite máximo e preocupa

“Estamos no limite máximo. É o nosso recorde histórico de geração térmica”, disse a Petrobras.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A demora nas chuvas e o aumento do consumo levaram o país a um recorde na geração de energia por queima de combustíveis e estão provocando o aumento da importação de gás natural. "Estamos no limite máximo. É o nosso recorde histórico de geração térmica", disse Graça Foster, presidente da Petrobras.

Nos primeiros nove meses de 2012 as vendas de energia elétrica pela Petrobras subiram 20%, enquanto a compra de GNL para atender as térmicas subiu 277%.

O ONS (Operador Nacional do Sistema) informou ontem que as 20 térmicas do país estão sendo ativadas por conta da demora das chuvas. Enquanto isso, o consumo de energia no país cresceu 6% em outubro. No subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que abrange metade do consumo total, a alta foi de 7,1%.

Na manhã de ontem, a Petrobras alimentou termelétricas que geravam 8.374 MW, capacidade que corresponde a mais da metade de usina de Itaipu, a maior do país.

Desse total, 5.741 MW eram de térmicas da própria estatal. O restante provinha de usinas de outras empresas. Apenas cerca de 600 MW correspondiam a térmicas a óleo.

O gás importado custa mais caro do que o produzido no país. Atualmente, a Petrobras importa 18,5 milhões de metros cúbicos/dia. O preço médio ficou em US$ 12 o milhão de BTU (unidade de calor, usada para gás natural), enquanto o gás nacional custa US$ 8.

Em menor escala, o problema é semelhante ao do aumento na importação de gasolina em razão do consumo mais intenso. Também há grande defasagem de preço em relação ao internacional.

O uso recorde das termelétricas deve perdurar, ao menos, até o fim deste mês, quando se encerra o período de seca, prevê Alcides Santoro, diretor de Gás e Energia da Petrobras.

Na avaliação do analista Lucas Brendler, do Banco Geração Futuro de Investimentos, o aumento da geração térmica no país agrega valor ao segmento de Gás e Energia da Petrobras, o que é positivo.

Mas a situação poderá ficar complicada depois da aprovação das novas regras para o setor de energia, que poderão reduzir o preço de remuneração da estatal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES