STJ considera ilícito e abusivo envio de cartão sem ser solicitado

A confirmação foi dada pelo Superior Tribunal de Justiça

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir de agora, receber cartão de crédito não solicitado pelo consumidor passa a ser considerado como prática abusiva. Essa confirmação foi dada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e consta em súmula publicada nesta segunda-feira (8), no Diário da Justiça..

O entendimento se deu após precedentes julgados pelo tribunal onde várias pessoas que receberam cartões entraram na Justiça para pedir idenização pela cobrança indevida de taxas.

O Cödigo do Consumidor (CDC) considera como ilegal também o envio do cartão bem como a entrega ao consumidor de qualquer produto sem solicitação prévia.

Um dos casos recentes julgados pelo trbiunal está o de uma consumidora que recebeu um cartão de múltiplas funções quando havia solicitado apenas um de débito. Por isso o tribunal condenou a instituição financeira a idenizar a consumidora em R$ 158 mil, mesmo sendo alegado que a modalide crédito estava bloqueada.

O entendimento do STJ agora é de que o envio do cartão sem o consumidor ter solicitado configura prática abusiva e ilícita sumeito a idenização e aplicação de multas administrativas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES