TCE retifica dados de Jardim do Mulato sobre pagamento com pessoal

O órgão publicou nota retificando dados e se desculpando pelo erro

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) divulgou em seu portal nesta quinta-feira (11) uma nota retificando os dados do município de Jardim do Mulato (135 Km de Teresina) com pagamento de pessoal.

Anteriormente o órgão havia divulgado que o município extrapolava o limite legal de 54% tendo um gasto de 183,10% de sua receita líquida com o pagamento de pessoal. Entretanto, conforme, retifica o TCE, o gasto neste setor corresponde, na verdade, a 54,62% da receita corrente líquida, segundo dados da Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal (DFAM).

O prefeito do município Airton Veloso comentou o equívoco cometido pelo TCE e explicou o que aconteceu. "O equívoco ocorreu porque onde era receita corrente líquida eles colocaram gasto de pessoal que é bem menor do que a receita, e onde era pra ser gasto de pessoal eles colocaram receita corrente que é bem maior que o gasto de pessoal, então Jardim do Mulato ficou como o pior exemplo para o Piauí", explicou.

Em nota, o TCE enfatiza que houve um erro de digitação onde na publicação anterior houve uma inversão das tabelas com os valores de receitas e despesas. "A correção da informação foi aprovada por unanimidade na sessão plenária desta quinta-feira, atendendo a provocação da Prefeitura de Jardim do Mulato e do Ministério Público de Contas, a fim de evitar e corrigir eventuais danos ao município", esclarece a publicação.

"Devido a essa divulgação equivocada houve quem afirmasse que Jardim do Mulato não era nem para existir. Fomos taxados como um dos piores prefeitos, mas hoje o TCE corrigiu tudo isso", disse o prefeito.

Airton Veloso ressalta que Jardim do Mulato tem 25 anos de emancipação política e conta que ao assumir a prefeitura, o município tinha muita coisa a ser feita e que ainda tem e destaca algumas das ações locais. "Recentemente, colocamos asfalto nas principais ruas da cidade. Outra obra relevante, foi executada através de uma parceria com a Funasa onde foram construídos 19 poços tubulares erradicando com a 'lata d`água na cabeça' onde todos tem água encanada em casa", diz acrescentando que foram reformados postos de saúde, realizado aquisição de ambulância, entrega de uma UBS e outra que já está quase pronta.

Em outro momento, o prefeito enfatiza os problemas que vem enfrentando no setor da educação, com a redução do Fundeb, mas diz que o município vem conseguindo melhorar infraestrutura das escolas, implantando projetos inovadores como é o caso da aquisição de um programa que vai facilitar o acompanhamento dos alunos.

Através de um aplicativo de celular o pai poderá acompanhar a frequência, nota, conteúdos  o que dará garantia de que seus filhos estão participando ativamente da educação. "Esse é mais um recurso que os pais terão de acompanhamento dos filhos. Se ele não tiver um celular, pode ser através do aparelho do filho ou até mesmo de um amigo, vizinho", acrescenta dizendo acreditar que até o final de sua gestão a situação da educação de Jardim do Mulato vai está bastante elevada e com índices muito bom.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES