THE: Adesivação de carros cresce 100% com campanhas

THE: Adesivação de carros cresce 100% com campanhas

Com a campanha eleitoral, as empresas que atuam na área de adesivação de veículos em Teresina estão comemorando.

Com o ano eleitoral, muitos negócios estão em alta na capital; um deles é o ramo de plotagem de veículos. Os carros envelopados com logomarcas dos candidatos nas laterais, traseira ou dianteira se espalham pelas ruas de Teresina, chamando à atenção por onde circulam ou quando estão estacionados. Para os empresários que trabalham nessa área, as eleições são a melhor época para o setor no Piauí.

A plotagem de veículos ganha cada vez mais espaço nas eleições; nos últimos meses, empresas especializadas nesse serviço registraram um crescimento de mais de 100% na demanda. Felipe de Sousa, que trabalha em uma empresa de comunicação visual, afirma que o estabelecimento chega a realizar 20 plotagens de veículos por dia.

Para atender à demanda de clientes, a empresa de plotagem está funcionando em regime de plantão. Isso também por causa da falta de mão de obra qualificada para o setor. ?Como o mercado não tem pessoal qualificado, a solução é aumentar a carga horária dos funcionários. Hoje trabalhamos em um horário estendido para atender todos os clientes?, garante Felipe.

?As eleições são ótimas para o nosso negócio. Se antes fazíamos 20 plotagens por mês, agora esse número é por dia?, afirma. Felipe acrescenta que julho é o mês de maior procura pelo serviço.

Segundo ele, neste mês a procura está menor, mas há a expectativa de aumento de demanda em setembro. Isso, segundo ele, pelo fato dos adesivos mais discretos ganharem maior destaque nas duas últimas semanas da campanha?, observa.

O envelopamento de veículos tem se tornado uma opção de divulgação para os candidatos mais viável também pelo preço. ?O custo de uma plotagem varia de R$ 150,00 a R$ 600,00, dependendo do tamanho do veículo.

O trabalho é feito de forma manual e leva de uma hora e meia a duas horas. Isso também dependendo do tamanho do carro. O adesivo dura em média seis meses?, revela Felipe.

Serviço de plotagem exige cuidados

O envelopamento de veículos exige diversos cuidados, inclusive na aplicação do adesivo. O profissional deve ter muito cuidado para que o plástico adesivo seja bem colocado. Os cuidados com a lavagem do veículo e às normas eleitorais também são importantes.

De acordo com as normas eleitorais. Os adesivos em veículos são permitidos, com exceção dos utilizados pelos permissionários de serviços públicos (ônibus coletivos e escolares, vans e táxis), estendendo-se a proibição aos veículos da administração pública direta ou indireta.

Ainda segundo as normas eleitorais, é permitida a veiculação de propaganda eleitoral por meio de fixação de faixas, cartazes, pinturas ou inscrições, desde que não excedam a 4 m2, em bens particulares, sendo vedado qualquer tipo de pagamento em troca de espaço para essa finalidade.

Em relação a cor do veículo, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) considera alteração de cor aquelas realizadas através de pintura ou adesivamento em área superior a 50% do veículo, excluídas as áreas envidraçadas, conforme dispõe o art. 14 da Resolução do CONTRAN n.º 292, de 29 de agosto de 2008.

Nesses casos o condutor infrator será autuado no inciso VII do art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tendo seu veículo retido para regularização. Ainda de acordo com a Resolução da CONTRAN n.º 254 de 2007, a transparência do conjunto vidro-painel decorativo não poderá ser inferior a 28%.

Fonte: Ivana Machado