Vale aposta na diversificação e  negocia a aquisição de ativos de fertilizantes da Bunge

Vale aposta na diversificação e negocia a aquisição de ativos de fertilizantes da Bunge

Compra faz parte de estratégia de diversificação da mineradora

A Vale informou nesta sexta-feira (15), em comunicado ao mercado financeiro, que está em negociações com a Bunge para a compra de ativos da empresa no Brasil na área de fertilizantes, em uma transação de até US$ 3,8 bilhões. As conversas incluem a participação da Bunge no capital da Fosfertil, de acordo com a mineradora, que tem procurado diversificar suas operações para além dos negócios envolvendo minério de ferro.

O portfólio de ativos negociados compreende minas de rocha fosfática e unidades de produção de fertilizantes intermediários com base em fósforo e nitrogênio. Em nota enviada à empresa, a Vale afirma que as negociações "poderão ou não resultar na aquisição do portfólio de ativos mencionado".

O negócio está sujeito "aos riscos normais de transações semelhantes e à satisfação de condições precedentes, aprovações societárias das empresas envolvidas e de órgãos governamentais competentes". Fosfertil Em outro comunicado, a Fosfertil, que produz matérias-primas para a indústria de fertilizantes, diz que a alienação, caso seja consumada, não obriga a realização de oferta pública de aquisição de ações preferenciais da empresa.

A Bunge tem uma participação de 52,3% na controladora da Fosfertil, a Fertifos, além de uma fatia de 12,5% fora dessa holding.

Fonte: g1, www.g1.com.br