Venda de Eletrônicos deve crescer cerca de 15% para o Dia das Mães em Teresina

Venda de Eletrônicos deve crescer cerca de 15% para o Dia das Mães em Teresina

As opções de presentes para as mamães são as mais variadas, mas os produtos eletrônicos tendem a ser os preferidos

As mamães estão cada vez mais ligadas em tecnologia. Afinal, entre as opções de presentes os produtos eletrônicos são alguns dos preferidos. As grandes apostas para o Dia das Mães são os notebooks, netbooks, tabletes, aparelhos de telefone celular e câmeras fotográficas.

Somente nos supermercados, a expectativa é crescer 15% as vendas na categoria de informática em comparação com o mesmo período de 2012.

Para as mães que adoram uma tecnologia, uma loja na cidade traz diversos modelos de notebooks, ultrabooks e tablets para a data. Nesse estabelecimento, a expectativa é crescer as vendas na categoria de informática, como destaque, os tablets, que devem registrar crescimento de 200% em comparação ao mesmo período do ano passado.

?Esse aumento nas vendas se deve principalmente a novas marcas no mercado, além dos preços que têm ficado cada vez mais acessíveis ao consumidor?, diz Alessandra Shima, gerente comercial de informática da rede.

Os números registrados nos supermercados vão ao encontro do cenário brasileiro. Segundo estudo da consultoria IDC, o mercado no país atingiu a marca de 3,1 milhões de unidades de tablets vendidas em 2012, registrando crescimento de 171% em relação a 2011.

As grandes redes apostam ainda na decisão do governo em reduzir o PIS/Cofins para os smartphones e desde o dia 12 de abril, repassa integralmente os benefícios da desoneração dos tributos.

Com a medida, somada à política de ofertas da rede e condições de pagamento diferenciadas, a loja espera registrar um crescimento de 30% nesse período de Dia das Mães, em comparação a 2012.

Para as mães que buscam praticidade no dia a dia, os Portáteis são opções de presente. Escova rotativa, fritadeira sem óleo, panela de arroz elétrica estão entre as alternativas. A expectativa é crescer 16% na categoria de portáteis em comparação ao mesmo período de 2012.

Presentes têm até 78% de impostos

No próximo domingo (12) é comemorado o Dia das Mães. Quem quiser presentear a mãe com um perfume importado, por exemplo, deve estar preparado para pagar até 78,43% de impostos sobre o item.

De acordo com um levantamento feito pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), mesmo que os filhos optem por perfumes nacionais, o leão dará sua mordida em 69,13% do valor do presente. Se a ideia de homenagem for sair para almoçar em um restaurante, os filhos estarão pagando 32,31% do valor da refeição em tributos.

Na opinião do presidente do IBPT, João Eloi Olenike, o fato de serem considerados bens supérfluos, bem como os diversos processos de industrialização, fazem com que os itens escolhidos para presentear as mães tenham uma tributação elevada.

Ele lembra ainda que, a partir do dia 10 de junho, o brasileiro terá mais noção do quanto está pagando em tributos por um produto, visto que entrará em vigor a Lei 12.741/12, que obriga as empresas a informarem os tributos incidentes ao consumidor final. (Info Money)

Feira é oportunidade para adquirir presente

Os teresinenses que ainda não compraram o presente do Dia das Mães, podem adquirir peças do artesanato local a partir de hoje. É que a Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), da Prefeitura de Teresina, está promovendo durante toda a semana, a I Feira de Economia Solidária.

O evento acontecerá na Praça Rio Branco e na Rua Climatizada, no Centro da capital, das 8h às 18h, com exposição e venda de produtos artesanais. A expectativa é de que 200 artesãos participem da Feira que permanece até o sábado, 11.

"No lançamento conversaremos com os participantes sobre a importância do artesanato na ocupação da mão de obra e na geração de renda", explicou o secretário da Semest, Olavo Braz.

Serão expostos e comercializados produtos no segmento dos bordados, arte santeira, cerâmica, biscuit e fibras naturais, entre outros. A Feira acontecerá na semana que antecede o Dia das Mães com o objetivo de aumentar as vendas dos produtores, além de divulgar e comercializar os produtos artesanais de Teresina.

Fonte: Jornal Meio Norte